9 de setembro de 2013

TALHARIM COM MOLHO DE BADEJO E UVAS


Eu vou mudando, ao longo da jornada.
Como tudo aquilo que é natural, eu passo por ciclos.
Nas primaveras, eu floresço, eu ofereço sombra e perfumes e eu dou frutos. Nos verões, eu me deito em poentes incendiados e em areias brancas, sob o escaldante calor do sol. Em meus outonos, eu me dispo das idéias secas e das emoções que perderam a cor, e eu chego ao inverno, assim, nua, para acumular, num ambiente frio e de pouca luz, todo o esplendor de uma nova primavera. Eu aprendo, com os ciclos, que só permanece vivo aquilo que se renova. Somente conclui uma longa jornada, aquele que aceita mudar de rumo, porque as estradas da vida não são retas...


Boa tarde para você, que também vai mudando com o tempo e com os ciclos da vida. Hoje eu estou em plena primavera, cheia de luzes, flores e perfumes. Para festejar esta feliz estação, eu vou postar a minha versão deste prato com desafiadores e sofisticados sabores. Não há alternativas ou meio termo. Você vai amar ou adiar. Rindo e de dedos cruzados, eu estou torcendo para que você ame, porque você é muito importante para mim. Desafie-se, pegue o teu avental, o teu espírito de aventura, e siga-me, porque eu vou cozinhar a própria primavera. ...risos...

Ingredientes:

500 g de talharim feito com massa fresca massa-de-macarrao-com-ovos
150 badejo em postas
90 g manteiga
100 g cebola roxa
100 ml caldo de galinha
300 ml espumante
300 ml de creme de leite fresco
500 g uva Itália
300 g uva ruby

Modo de fazer: Pique a cebola bem fininha e reserve. Separe 200 g de uva Itália, e bata no liquidificador e coe numa peneira fina. Corte o restante das uvas e retire as sementes, cuidadosamente. Unte um refratário com manteiga, juntar a cebola picada, coloque os filés temperados com sal, o caldo de galinha, o espumante e suco da uva. Os líquidos não devem ultrapassar a metade da altura dos filés do peixe. Cubra os peixes com papel manteiga e levar ao forno pré-aquecido por 6 a 8 minutos a 160º, até que o peixe esteja firme. Retire o liquido com cuidado, deixando os filés cobertos para mantê-los aquecidos e não ressecar. Reduza o líquido a seis colheres de sopa e acrescente o creme de leite mexendo até chegar a uma consistência cremosa. Finalizar incorporando a manteiga ao molho sem deixar ferver o molho. Ajuste o tempero. Coloque as uvas sem sementes com um pouco de espumante em uma assadeira, e aqueça no forno preaquecido, por alguns minutos. Cozinha o macarrão al dente, escorra bem, misture o molho aquecido, imediatamente, e junte, por último, as uvas também quentes. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário