2 de maio de 2012

RISOTO À MILANESA


Toda vez que faço este risoto eu rio muito. Foi o primeiro risoto que eu comi na minha vida. Foi em Florença, na Itália,  num dia de chuva muito intensa. Molhada e gelada eu entrei num restaurante e pedi algo que tinha cara muito italiana: Risoto à milanesa! Como eu só conhecia o bife à milanesa, passado no ovo e na farinha de rosca, enquanto o prato não chegava eu ficava imaginando o cozinheiro passando cada grão de arroz no ovo e depois na farinha de rosca. Risos...Quando o prato cremoso, com pistilos de açafrão chegou, foi amor à primeira vista...O açafrão já foi citado em um papiro egípcio do século 16 a.C. , e são os pistilos da flor...
Vamos à receita:

Ingredientes:
320 g de arroz carnaroli (eu normalmente uso o arbóreo)
70 g de manteiga
40 g de queijo parmesão ralado
50 g de tutano de boi
1 cebola
1 taça de vinho branco seco
1 1/2 litro de caldo de carne
1 envelope de açafrão em pistilos
1 envelope de açafrão em pó
sal

Modo de fazer: Refogue a cebola picada fininho, em fogo baixo, numa panela com a manteiga e o tutano de boi. Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco, até que fique translúcido. Junte o vinho e deixe evaporar, mexendo bem. Despeje uma concha e caldo de carne fervente e deixe cozinhar o arroz al dente, adicionando o caldo, à medida que ele vai sendo absorvido. Quando estiver cozido, dissolva o açafrão em pó em um pouco de caldo e misture ao arroz. Ajuste o sal, sem esquecer que o queijo parmesão é bem salgado. Apague o fogo, incorpore a manteiga e uma parte do queijo parmesão ralado. Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Junte o
queijo restante e decore com os pistilos de açafrão. Que tal servir esse prato clássico com um bom  Dolcetto D'Alba?


Nenhum comentário:

Postar um comentário