7 de janeiro de 2013

CREPES DE FUBÁ COM CREME DE CAMARÃO

(Quando eu me sinto como um barco a vela,
num mar sem vento, de profunda calmaria,
o horizonte me acalma e me revela,
que você ainda virá, talvez  um dia...

Se as mulheres e as deusas que me habitam,
se rebelam , sem nenhum paciência,
contra as algemas que  me prendem e  me limitam,
eu me rendo ao teu amor, sem resistência...

Com o calor de um sol de primavera,
que incendeia o meu pensamento,
você sorri e põe fim a minha  espera,
e o teu sorriso faz soprar o vento...)

Estou começando o ano como um barco a vela em meio à  calmaria. Eu estou à deriva, sem rumo...
Se é o teu sorriso que faz soprar o vento, por favor, sorria para mim! Eu preciso partir para eu poder  encontrar o meu porto.
Enquanto o vento não vem, vamos para a cozinha. Divina comida de praia, que pode ser acompanhada de um vinho branco gelado, bom Riesling.. Enquanto você prepara o meu sorriso, vamos para a cozinha. Pode pegar a taça e ficar na minha romântica cozinha, tomando alguns goles de um maravilhoso vinho.

Ingredientes
Recheio
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada
1 colher (chá) de alho picado
2 colheres de farinha de trigo
1 xícara (chá) de caldo de galinha
1 xícara (chá) de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
750 g de camarões médios, descascados e limpos
200 g de queijo tipo cheddar, prato ou gouda ralado

Crepes
1 1/4 de xícara (chá de leite)
3/4 xícara (chá) de fubá
2 ovos
1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga

Modo de fazer: Derreta a manteiga, frite a cebolinha picada e o alho e frite por 5 minutos. Acrescente a farinha e cozinhe, mexendo por 3 minutos. Acrescente o caldo e cozinhe, mexendo até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por mais alguns minutos. Junte o creme de leite e cozinhe, em fogo baixo,  até que encorpe um pouco. Tempere com sal e pimenta. Retire do fogo. Reserve 6 camarões para enfeitar e pique o restante. Misture com 1 xícara de chá de molho e 1 xícara de queijo, reservando o restante para polvilhar o prato.
Para fazer o crepes, misture o leite, o fubá e os ovos, a farinha de trigo, o açúcar, o sal e 2 colheres de manteiga e bata no liquidificador ou no processador, até obter um creme liso. Deixe descansar por 20 minutos. Aqueça uma frigideira com 15 cm de diâmetro, pincele com um pouco de manteiga a frigideira, coloque uma concha rasa de massa e gire para esparramar bem. Frite dos dois lados. Repita a operação até terminar a massa. Coloque duas colheres de recheio sobre cada crepe e dobre em triângulo (dobre ao meio e dobre novamente. você terá um triângulo (quase um triângulo. ..risos). Disponha os crepes em um refratário untado, cubra com o molho restante e salpique com o queijo. Enfeite com os camarões reservados. Leve ao forno preaquecido moderado, por 15 minutos, ou até que os camarões fiquem opacos.

Dica: os crepes e o recheio podem ser feitos de véspera, o que facilita na hora de preparar a refeição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário