7 de novembro de 2012

FILÉ DE TILÁPIA COM MOLHO DE JARACATIÁ

Sugestão do chef Marcos Roberto,
do Hotel Fazenda São João, em São Pedro - SP

Wooow! Que delícia é uma chuva de primavera! eu acabei de chegar e estou molhada de chuva. A chuva de primavera, aliada ao calor,  me dá uma incrível sensação de felicidade. Quer dividir comigo essa inexplicável sensação?  Boa tarde, para você, que como eu, se diverte tomando chuva. 
Bem, vamos para a mais romântica das cozinhas? Eu escolhi este prato pela sua leveza e criatividade. A tilápia é um peixe exótico e criado comercialmente, no Brasil. Tem uma carne branca e firme, o que é excelente para a elaboração de pratos saborosos e criativos. O jaracatiá é uma fruta  que  parece um pequeno mamão, mas tem um ácido e incrível sabor. A foto abaixo, é de um jaracatiá do Ninho de Águia, a minha reserva ambiental.  Eu divido com você, as coisas que eu amo!



Ingredientes
Filé
1 filé de tilápia grande (aproximadamente 160g)
10 g de tempero pronto para carnes brancas, saladas e legumes
3 g de sal
20 ml de azeite extra-virgem
10 ml de vinho branco seco
Suco de 1 limão taiti
1 g pimenta-do-reino branca



Molho de jaracatiá
Jaracatiá - Ninho de Águia
40 g de compota de jaracatiá (fruta típica brasileira, bastante comum na região de Piracicaba e São Pedro, no interior de São Paulo)
40 ml de vinagre de maçã
15 g manteiga
1 dente de alho
 ½ unidade média de cebola

Purê de mandioquinha
500 g de mandioquinha
1 g de sal
50 g de manteiga
20 g de gema de ovo
20 g de caldo de galinha
50 ml de creme de leite fresco

Modo de fazer:  Em um refratário, tempere o fílé de tilápia com o tempero pronto, sal, azeite extra-virgem, vinho branco seco, limão, pimenta-do-reino branca. Após 15 minutos, grelhar em temperatura baixa.

Molho de jaracatiá
Em uma panela, refogue manteiga, alho e cebola, compota de jaracatiá batido no liquidificador com vinagre de maçã. Deixe cozinhar até que estejam bem reduzidos com consistência de molho, e reserve.

Purê de mandioquinha: cozinhe as mandioquinhas até ficarem bem macias. Acrescente o caldo de galinha, a gema de ovo e a manteiga. Amasse tudo e leve ao fogo, adicionando o creme de leite lentamente. Mexa bem e desligue o fogo.
Montagem do prato: Coloque o filé de tilápia grelhado em um prato, acrescente o molho de jaracatiá na lateral e o purê de mandioquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário