3 de setembro de 2012

LEMON PIE (Torta de limão americana)



(Nenhuma fronteira ou muro nos separa,
quando eu vejo o teu sorriso lindo,
quando eu escuto a tua voz, tão rara,
quando eu me rendo a este amor infindo...)




A Mariana já voltou dos Estados Unidos e eu estou agradecendo porque ela me foi devolvida muito feliz. ...risos... . Por isso, em homenagem àquele país, vamos para a cozinha, para fazer um torta de limão americana.


Ingredientes
Massa
Com o restinho da massa, eu fiz tortinhas.
2 colheres (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de manteiga ou margarina
1 ovo misturado com 2 colheres de sopa de água gelada
1 forma canelada para torta de 23 cm de diâmetro. Se você gosta de torta mais gordinha, use uma forma com 20 cm de diâmetro
grãos de milho ou feijão para segurar a massa. Você pode não usar esse artifício,
mas a massa irá formar bolha de ar.

Recheio:
3/4 de  xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícaras de chá de água
suco de 2 limões
1 colher de sopa de raspas de casca de limão (só a parte verde)
2 colheres de sopa de maisena
2 colheres de farinha de trigo
4 gemas de ovos bem batidos
1 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de café de sal

Merengue
4 claras
6 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 xícara (chá) de água
Farofa no preparo da massa
A massa preparada

Modo de fazer: Junte os três primeiros ingredientes, faça uma farofa e ligue com a mistura do ovo com a água. Deixe descansar por 30 minutos e forre um assadeira de torta de fundo removível, com 23 cm de diâmetro ou um refratário canelado para tortas na mesma medida. Cubra a massa com papel alumínio, apertando bem no fundo e nas laterais. Coloque o feijão sobre o papel alumínio, para impedir a massa de escorregar ou formar bolhas com o calor, e asse em forno preaquecido, com temperatura de 200ºC, durante 20 minutos. Retire o feijão e o papel alumínio, reduza o calor e deixe terminar de assar, até ficar levemente dourada. Retire do fogo e reserve.

Recheio antes do cozimento
Massa pronta para assar
Agora é só colocar o papel
alumínio sobre ele e cobrir com feijão
Prepare o recheio, juntando em uma panela média, a farinha de trigo, a maisena e o sal e a metade do açúcar. Misture a água com o suco e as raspas dos limões, e dilua a mistura de farinha e maisena na panela, e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Bata as gemas, com o restante do açúcar, em uma tigela, e adicione, aos poucos, 1/2 xícara da mistura quente e bata bem. Misture a gema batida ao creme da panela. Retorne ao fogo, mexendo sempre, até cozinhar. Retire do fogo e adicione a manteiga ao creme, batendo até o creme ficar homogêneo. Despeje na forma, sobre a massa assada. Você não esqueceu de retirar o papel alumínio e o feijão, esqueceu? ...risos...
Recheio pronto

Prepare o merengue: Se você quer simplificar, basta bater as claras

com o açúcar, em  ponto de neve, com picos firmes. Eu sempre coloco algumas raspinhas de limão.
Recheio na massa.
Agora é só cobrir com
o merengue e levar ao forno
para dourar
Se você quiser sofisticar, faça o merengue italiano. Ferva o açúcar com a água  até obter uma calda em ponto de bala mole. Bata as claras em ponto de neve com picos firmes e, com a batedeira ligada na velocidade máxima, despeje a calda quente, de uma só vez, batendo sempre, até obter um merengue firme. Cubra a torta, tendo o cuidado de encostar bem o merengue na borda da  massa da torta, para que o merengue não desprenda quando for ao forno. Leve ao forno preaquecido a 175 ºC, até que o merengue cresça e fique dourado, por aproximadamente 10 minutos. Eu gosto que o merengue tenha um leve toque de limão, por isso eu sempre coloco um pouquinho da casca verde ralada. Eu ralo casa de limão sobre o merengue, depois de assado, para decorar. Sirva gelada. Eu amo!

6 comentários:

  1. Fiz uma receita do site da União, achei essa torta horrível. Joguei no lixo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela gentileza. A receita é americana e nós gostamos dela. Obrigada por dizer que você não gostou.

    ResponderExcluir
  3. Mas ele está dizendo que fez a do site da União e não gostou.
    Fiz a sua e adorei! Delícia!

    ResponderExcluir
  4. Eu fico feliz que você tenha gostado! É um clássico da minha família, e o método faz muita diferença no resultado. Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  5. Será que pode fazer com farinha de trigo integral ou farinha de arroz?

    ResponderExcluir
  6. Bárbara, eu eu nunca experimentei, mas eu acredito que a farinha integral funcione.

    ResponderExcluir