9 de maio de 2012

PÃO VENEZIANO

Esse deve ser irmão mais velho do nosso panetone. Sempre uma delícia que perfuma a casa. Todo mundo já sabe que eu adoro trabalhar com as massas e suas texturas macias, sedosas. Eu gosto até das grudentas..risos...Se que comer acompanhado de vinho, acho que um branco doce moscatel vai bem...Acabei meu treino e ainda estou com a nuca molhada, mas vamos lá, amassar pão...

Ingredientes:
600 g de farinha de trigo
3 ovos
6 gemas
15 g de fermento fresco
100 g de manteiga
35 g de açúcar
1 envelope de vanilina
2 colheres de sopa de açúcar cristal
40 g de amêndoas picadas
sal
manteiga e farinha de trigo para untar

Modo de fazer; Dentro de uma vasilha, dissolva  o fermento fresco com o leite morno, misture bem com 75 g de farinha de trigo e forme uma bola. Faça uma incisão em forma de cruz na massa e deixe crescer por 45 minutos. Misture metade da farinha restante com o açúcar, a vanilina, uma pitada de sal, 1 ovo inteiro e 2 gemas mais 20 g de manteiga. Junte essa mistura à massa que ficou descansando, até obter uma massa elástica. Deixe crescer em uma vasilha coberta, até dobrar de volume (cerca de 40 minutos) Acrescente, então, outro ovo e as outra gemas à farinha e a manteiga restante. Sove novamente e deixe descansar por mais 8 ou 10 horas. Pouco antes de assar o pão, aqueça o forno até 200 ºC . Unte uma forma de panetone e despeje a massa dentro. Pincele a superfície com o ovo restante, ligeiramente batido, salpique com o açucar cristal e as amêndoas picadas e asse por por 35 minutos. Quando estiver assado, desenforme e decore a gosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário