2 de maio de 2013

CAÇÃO E TOMATES GRATINADOS COM MOLHO DE NOZES

A tarde está linda! Dá vontade de mergulhar neste céu de infinito azul. Muitas vezes nós nos concentramos no lado negro do dia, e nós esquecemos de levantar os olhos para o céu. Olhar para o céu não resolve problemas, mas enche a nossa alma, de uma azul energia. Os problemas se encolhem, minguam, quando nós enchemos os nossos olhos de esperança. Há esperança em abundância em uma tarde tão azul! 
Rindo, eu convido você para ira para a cozinha. Vamos preparar este prato rico de sabores da cozinha sarda! Gargalhando, eu convido outra vez: pegue o teu avental e siga-me. Eu ainda verei esta cena! Você, de avental! ...risos, risos, risos....

Ingredientes
Tomates gratinados
6 tomates italianos
3 filés de anchovas em conserva de azeite
100 g de farinha de rosca
1 cebola pequena picada
1 colher (chá) de alcaparras
1 colher (sopa) de salsinha picada
azeite

Peixe
800 g de cação em postas
9 nozes picadas no processador
2 colheres (sopa) de salsinha picada
3 dentes de alho socados
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1 xícara de azeite extravirgem
sal a gosto

Modo de fazer: Corte os tomates ao meio, retire as sementes, tempere o interior com sal e deixe-os virados para baixo, durante 20 minutos, para eliminar o excesso de água. Doure a farinha de rosca em uma frigideira, com uma colher de azeite e reserve. Refogue, à parte, a cebola,  em duas colheres de azeite e junte os filés de anchova e a salsinha. Incorpore os ingredientes, desfazendo as anchovas e junte a farinha de rosca e as alcaparras. Recheie os tomates com essa mistura e arrume em uma assadeira. Polvilhe com farinha de rosca e leve para assar, em forno preaquecido a 160ºC, durante 40 minutos.
Cozinhe o cação em água e sal, por cerca de 20 minutos. Aqueça o azeite e refogue o alho e a salsinha. Junte as nozes e o vinagre e deixe cozinhar por 2 minutos. Transfira o peixe para uma travessa, regue com o molho e sirva acompanhado dos tomates gratinados.
Nota: Embora o peixe seja cozido em água e sal, na receita original, eu prefiro fritar as postas no azeite. Não obedece à tradição mas agrada o meu paladar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário