14 de abril de 2013

GALINHA COM PIRÃO DE PARIDA


Em meu baú de memórias,
estão guardados os meus sonhos,
as minhas lutas inglórias,
o bem e o mal, que eu disponho...

Eu guardo momentos felizes,
o encanto das noite de lua,
as profundas cicatrizes,
e as minhas mãos, entre as tuas...

Em meu baú de lembranças,
Eu sinto o perfume da uva,
Eu ainda sou criança,
e eu choro sozinha, na chuva...

A sabedoria e as crenças populares, foram responsáveis pelo surgimento de vários pratos que caracterizam a culinária regional brasileira. São receitas que contam histórias e satisfazem o paladar, como é o caso do pirão de galinha, feito na maioria das casas do Baixo Jequitinhonha, onde as parteiras atribuíam poderes aos temperos do pirão. Ele era feito para alimentar as mulheres depois do parto, e daí se origina o nome



 Ingredientes
1 galinha cortada em pedaços grandes
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de tomates sem pele e sem semente, picados
1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
1/2 xícara de pimentão verde picadinho
1/2 xícara (chá) de vinagre branco
sal e colorífero, a gosto
2 xícaras (chá) de água
suco de 1 limão
1/4 de xícara (chá) de leite de coco
2 colheres de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de coentro
salsinha
pimentas verdes e vermelhas
pimentas-de-cheiro
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de mandioca

Modo de fazer: Aqueça o azeite em uma panela grande e refogue a cebola, o pimentão e o tomate. Junte o vinagre, o sal e o colorífero. Acrescente a água e o suco de limão, deixe ferver e acrescente os pedaços da carne da galinha. Cozinhe por 25 minutos, ou até a carne ficar bem macia. Se necessário, acrescente mais água, junte o leite de coco, a cebolinha e o coentro. Cubra o fundo de uma travessa com a farinha de mandioca, despeje o caldo do cozimento sobre a farinha, disponha os pedaços de carne sobre o pirão e enfeite o prato com as pimentas cruas e ramos de salsinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário