3 de janeiro de 2012

CAMARÕES COM PURÊ DE ABOBORA

Nesta versão, eu coloquei o molho de queijo sobre o purê de abóbora

Ingredientes:
300 gr de camarões médios limpos
 2 colheres de azeite
 1 dente de alho picado,
 300 gramas de abobora cabochá,
 200 ml de leite
30 g de manteiga
 1/2 cebola picada
 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de queijo gorgonzola
 Quejo meia cura ralado para gratinar
 1 colher de amido de milho,
1 colher de salsinha picada
1 pitada de noz moscada ralada
Creme de leite a gosto,
sal e pimenta do reino, gengibre e limão

Preparo: PURE DE ABOBORA - descasque a abobora e cozinhe em forno convencional a 180º, envolta em papel alumínio, até ficar macia. (eu refogo e com alho e cebola e cozinho na pressão) Passe a abóbora pelo espremedor ou utilize um garfo para amassá-la. Derreta a manteija, adicione a abóbora e o creme de leite (eu não uso creme de leite). Coloque o sal e reserve.

CREME DE QUEIJO:
dissolva o amido de milho e a noz moscada no leite frio. Refogue a cebola picada com o restante da manteiga, adicione o leite e deixe levantar fervura, mexendo sempre. Adicione os queijos parmesão e gorgonzola e reserve.
Nesta versão, eu coloquei um ao lado do outro
 CAMARÕES: tempere o camarão com sal,  pimenta do reino ( eu tempero os camarões com alho, uma raspinha de gengibre, pimenta do reino, sal, limão e umas duas colheres de vinho branco). Refogue em uma frigideira, rapidamente.(eu coloco um pouco de farinha nos camarões, junto com o tempero, refogo com azeite num wok e  reservo. Frito bastante cheiro verde, salsinha e cebolinha picados, frito um pouco e retorno os camarões para misturá-los com o cheiro verde. Adicione o alho picado e refogue mais um pouco. Finalize com a salsa picada. MONTAGENS: numa assadeira funda, coloque o pure de abobora num lado e o creme de queijo no outro e povilhe com queijo meia cura ralado. Leve ao forno a 200º C para gratinar. Retire a assadeira do forno e arrume os camarões na divisa entre o purê o creme de queijo. Sirva com arroz branco. (Receita original de Estação Marupiara em Joaquim Egídio e adaptado ao meu gosto )

Um comentário:

  1. Simplesmente uma delícia! Leve, salgado no ponto. Uma combinação perfeita.

    ResponderExcluir