4 de maio de 2012

FILÉ DE FRANGO À MODA MEDITERRÂNEA

Fruto das oliveiras, as azeitonas são muito conceituadas desde o tempo de Júlio César, quando um cidadão que plantava um olival com, no mínimo 1.500 m2, era dispensado do serviço militar obrigatório. A azeitona é uma coadjuvante neste prato, mas com a possibilidade de um Oscar...risos...

Ingredientes: 
450 g de peito de frango
400 ml de purê de tomate
160 g de atum em conserva
40 g de azeitonas pretas e sem caroço
40 g de azeitonas verdes e sem caroço
20 g de pinolis
1 colher de café de orégano
1 colher de café de salsa picada
azeite extravirgem, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Lave e seque os peitos de frango com papel absorvente. Descarte as cartilagens, ossos e pele e corte em filés pequenos e regulares e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.
Doure os dentes de alho amassados, na wok, com 4 colheres de azeite e adicione a carne, dourando uniformemente, por 5 minutos, mexendo sempre. Acrescente o purê de tomate, as azeitonas pretas e verdes, picadas em pedacinhos, o atum sem o óleo e despedaçado com o garfo, os pinolis, a salsa e o orégano. Misture bem para pegar o sabor, acerte o tempero com sal e pimenta e deixe engrossar o caldo em fogo alto. Sirva bem quente, com um arroz branquinho e uma salada verde. Pode acompanhar com um vinho de uva Malbec argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário