23 de agosto de 2012

MASSA PARA BRIOCHE

Com a nuca ainda molhada, depois de uma aula de aeroboxe, eu estou ouvindo Violin romance do Beethoven. A sensação é de voo, de calma. Depois do esforço, a diversão. Vamos fazer massa, heheheh!
 Esta receita pode ser usada na elaboração da sobremesa anterior, o Diplomata de frutas cristalizadas.  Vamos para a cozinha que o programa promete. ..risos...

Ingredientes
300 g de farinha de trigo
1 tablete de fermento biológico (para pão)
1/2 copo de leite
1/2 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
3 ovos
200 g de manteiga
1 gema

Modo de fazer: Divida a farinha em quatro parte iguais. Dissolva o fermento num pouco de leite morno e junte-o a uma parte da farinha de trigo. Encha uma tigela grande com água morna, à temperatura ainda suportável com a mão,  coloque dentro o recipiente da massa, e deixe por cerca de 15 a 20 minutos, ou até dobrar de volume.
Peneire o restante da farinha, formando uma cova no centro e colocando o sal, o açúcar, os ovos e vá molhando com o restante do leite morno. Trabalhe a massa até que os ingredientes se incorporem bem à farinha. Junte, então, a massa fermentada, trabalhe com movimentos regulares e não muito fortes, puxando e dobrando a massa para que absorva ar. Quando não grudar mais nas mãos e na mesa, pare de sovar. (adooooooooro!)
Divida a manteiga ( que deve estar em temperatura ambiente e na mesma consistência da massa), em três partes iguais. Junte, uma a uma, à massa, trabalhando bem após cada adição. Coloque em uma tigela funda, cubra e deixe crescer em local sem ventilação, por 4 a 6 horas, quando a massa deverá ter dobrado de volume.
Coloque novamente na mesa, achate para retirar o ar e disponha em forminha para brioches (tipo empada) untadas. Pincele com gema batida antes de levar ao forno. Se quiser conservar a massa, embrulhe em papel alumínio untado e deixe na geladeira por 3 dias. Você pode usar a massa  na forma de cake ou moldada como pão doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário