9 de outubro de 2012

TOURNEDOS PROVENÇAIS


(Quieta e serena, com o poder da doçura
 a lua arrasta as marés, 
desafia a noite escura
 e desperta os dragões adormecidos.
 A lua desperta a minha alma, 
acelera o coração e me arrasta para você.
E quando eu olho para lua
 eu descubro que eu sou tua 
e te amo em lençóis de luar.
Com a pele tatuada com luz que se insinua 
pelo jardim perfumado, 
serena, eu me  deito ao teu lado,
e durmo olhando teus olhos, iluminados de lua.. .)


Eu estou rindo, porque eu vou misturar, de novo, o idílico com o famélico. ...risos...
Enquanto nós fazemos essa errática viagem pelas cozinhas do mundo, não custa nada temperar, o prazer de uma boa comida com um pouco de poesia e sonho. Eu acredito que você vai se acostumar tanto, que pode até sentir falta deste encontro cheio de romantismo, na minha cozinha... Muitos risos... Ok! Vamos para lá! Para a minha cozinha, sempre lembrando que tournedos são bifes redondos e grossos, envolvidos em bacon. Os clássico  são de filé mignon, mas você pode fazê-lo (ou comprá-los) de outras carnes.

Ingredientes
6 tournedos de 160 g cada
1/2 xícara de azeite de oliva
sal e pimenta do reino a gosto
2 abobrinhas médias
6 tomates maduros
3 colheres de salsa picada
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
10 filés de anchovas, em óleo
4 colheres de manteiga.

Modo de fazer: Pincele os tournedos com um pouco de azeite e tempere com pimenta e sal.
Lave as abobrinhas e corte em pedacinhos, conservando a casca. Refogue em 1 colher de azeite, não muito quente, tempere com sal e pimenta e reserve.
Corte os tomates ao meio, retire as sementes, tempere com sal e deixe as metades viradas sobre um guardanapo, para secar o excesso de água. Misture bem a salsa com a farinha de rosca e preencha as metades dos tomates, coloque-as em um prato refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno quente, a 220ºC, ou ao grill. Separe 6 filés de anchovas, enrole-os e reserve. Esmague os demais filés, junte com a manteiga restante,até obter um creme liso. Frite os tournedos ou grelhe-os, por 5 a 8 minutos cada lado. Coloque-os no prato refratário em que assou os tomates, intercalando os em volta. Cubra os tournedos com   a manteiga de anchovas e decore com as anchovas reservadas. Disponha a abobrinha no centro do prato e sirva a seguir, com um arroz branco e uma boa salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário