5 de dezembro de 2012

ALCATRA COM NHOQUE DE NOZES


Eu coloquei a corda na minha garganta,
quando eu reconheci que eu sou humana,
que eu sou mulher e eu  não sou santa.

O nó do julgamento,  corre e me aperta,
A corda estica, ela fecha o nó e me sufoca,
Mas a fé na liberdade  chega e me liberta...

Estou com uma saudade atroz de que eu amo! Eu estou precisando  de asas. Deuses da distância, tenham pena de mim! Podem vocês, que dominam o tempo e o espação, colocar perto o que está distante, colocar junto o que está separado? "Se eu fosse você, eu voltava para mim. ...risos! Vamos cozinhar? Hoje, comemorando a vida, vamos fazer um prato criado pelo Chef  Gennaro Esposito, em Nápoles. O prato original é feito com carne de búfalo. Eu estou fazendo a adaptação com carne bovina comum, que é mais acessível. Para acompanhar esse divino prato, um bom Malbec argentino. Cheers!!!


Ingredientes
1 kg de carne de alcatra ou carne magra de búfalo
400 g de nhoque de batata preparado com a receita clássica
100 g da mistura "mirepoix", composto de 40 g de cebola, 40 g de cenoura e 20 g de salsão em cubinhos
30 g de casca de laranja cristalizada
30 g de casca de limão cristalizada
500 ml de vinho tinto seco
40 g de nozes sem casca
4 tomates secos
1 bouquet aromático, feito com tomilho, alecrim, sálvia, orégano fresco e louro
40 g de manteiga
azeite extravirgem
sal e pimenta moída na hora, a gosto.

Modo de fazer: Aqueça algumas colheres de azeite numa panela de pressão e refogue rapidamente os legumes com o buque aromático. Coloque a carne, doure de ambos os lados e acrescente o vinho já aquecido. Deixe evaporar por alguns instantes, tempere com sal e pimenta e tampe a panela. Cozinhe em fogo baixo, por 40 minutos. Retire a carne da panela e, se necessário, reduza o líquido do cozimento até que fique denso. Coe o molho e reserve. Aqueça a metade da manteiga numa frigideira grande e toste rapidamente as nozes. Cozinhe os nhoques em bastante água e sal, retire à medida que subam à superfície, coloque-os na frigideira com as nozes e salteie. Enquanto isso, ferva o molha de carne, adicione a ele as cascas de frutas cristalizadas cortadas em cubinhos ou em tirinhas e a manteiga restante, batendo com um batedor de arame, para emulsionar. Sirva a carne em pedaços justamente com os nhoques e regue com o molho. Decore com pedaços de tomate seco e raminhos de tomilho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário