29 de agosto de 2013

CEVICHE CLÁSSICO

O ceviche é um prato peruano, lá da época dos Incas, mas se popularizou bastante em toda América Latina, principalmente na Colômbia, Equador, Chile e México. Utilizando temperos intensos e polarizantes: o coentro, a cebola crua e a pimenta, este prato desperta paixões. Ou amor ou ódio. ...risos...
Sendo um prato consumido cru, todos os ingredientes devem ser extremamento frescos e de boa qualidade. Para temperar o ceviche, você não precisa ter uma tigresa no quintal. O leite de tigre é apenas um tempero para este clássico da gastronomia latino-americana. Trata-se de um molho feito à base de limão e caldo de peixe. O nome é por causa do aspecto leitoso. Veja como prepará-lo. Vamos para a cozinha! Use as asas da tua imaginação, porque hoje nós vamos provar a comida latina. Nós vamos degustá-la num monumento Inca. ...risos...

Ingredientes:
Leite de tigre

500 ml de caldo de peixe
300 ml de suco de limão
250 g de salsão
50 g de alho
40 g de gengibre
10 g de coentro
120 g de cebola roxa
10 g de pimenta dedo-de-moça
Sal a gosto

Peixe:
Deve ser um peixe de carne branca. Pode ser pescada, tilápia saint peters, robalo. O importante é ser extremamente fresco.

Nabos e cenouras curtidos:
2 nabo
2 cenoura
1 l de vinagre branco
350 g de açúcar

Modo de fazer: Leite de tigre: Bata em um liquidificador o caldo de peixe, o suco de limão, salsão, alho, gengibre e a cebola. Coe e bata com o coentro e a pimenta dedo de moça bem rápido para que a pimenta e o coentro não soltem cor. Mantenha sempre gelado.
Para curtir os legumes, lave bem os nabos, e raspe a casca das cenouras. Corte em quatro, no sentido comprimento e leve ao fogo para ferver, com o vinagre e o açúcar. Após ferver, retire do fogo e deixe esfriar.
Monte o  ceviche:

Tempere o peixe com sal, gengibre, alho, suco de um limão e a pimenta picada e misture bem, para que o peixe absorva os sabores. Adicione o coentro, a cebolinha, o leite de tigre e continue misturando. Junte a cebola, o amendoim, o óleo de gergelim, o nabo e a cenoura curtidos. Misture, decore com o wantan frito e sirva imediatamente.

Não existe quantidade exata para cada ingrediente, e este é o e grande desafio, Como os ingredientes são naturais, eles podem variar o sabor conforme a safra, o limão pode estar mais suave, a pimenta mais picante, a cebola mais ardida. É importante ir provando e temperando aos poucos até equilibrar os sabores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário