20 de setembro de 2012

PEITO DE FRANGO COM ENDÍVIAS E MOLHO DE VINHO

Fonte: Sempre com fome blog

Nó podemos fazer uma refeição simples ou sofisticada, mas essa refeição será um evento se nós comermos com alegria, com prazer, ao lado de quem nós amamos. O amor e o humor faz a vida transbordar. Por isso você é sempre convidado de honra à minha mesa.

Este prato é uma criação do Gordon e foi adaptado por sujeito muito bem humorado. É um prato fácil e rápido, mas tem um sotaque sofisticado e é uma delícia. Vamos para a cozinha juntos? Depois podemos comer, acompanhado de um arroz branquinho e soltinho, uma salada verde, acompanhado do vinho do molho.

Ingredientes
Dois peitos de frango (na verdade os dois lados de um peito de frango) com a pele
Uma ou duas endívias (ou escarolas, ou chicórias)
1 dente de alho, sem descascar
3 ou 4 ramos de tomilho
2 colheres de sopa de manteiga com sal
150ml de caldo de galinha, mas em caso de preguiça dissolva 1/5 de um tablete de caldo de galinha em 150ml d'água - não é a mesma coisa, mas vá)
Vinho tinto suave (eu uso um vinho de mesa, nada muito caro)
Sal e pimenta
Óleo de oliva

Modo de fazer: Tempere os peitos de frango com sal e pimenta dos dois lados. Esquente uma frigideira com uma camada de óleo de oliva até que o óleo comece a soltar fumaça. Coloque os dois pedaços de frango na frigideira, com a pele para baixo. Corte as endívias pela metade, no comprimento, e esmague o alho com o lado da faca, sem descascar. Acrescente as metades de endívia, o alho e os ramos de tomilho na frigideira e deixe fritar por alguns minutos.
Assim que a pele estiver bem crocante, vire os pedaços de frango e as metades de endívia e deixe fritar por mais 2-3 minutos. Acrescente vinho até cobrir o fundo da frigideira, o caldo de galinha e a manteiga. Abaixe o fogo e deixe ferver de 8 a 10 minutos, até o molho engrossar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário