28 de março de 2014

ANEL DE BATATAS COM TAPENADE ROSA

Fonte: Ma toscane
Eu sou um vulcão que ruge e que se inflama
e enquanto a terra treme, assustada,
eu me elevo, sobre o fogo, e fascinada,
e eu me estilhaço em luz, calor e chama...
Eu sou uma mulher que queima, quando ama,
eu sou um furioso rio, que nada acalma,
um fluxo de lava, que incendia a alma;
um poema de amor, que se declama...
Enquanto eu alimento esta chama,
liquefeita, a minha alma se avoluma,
como uma onda, coroada de espuma,
a minha alma transborda e se derrama...


Eu tenho uma profunda sintonia com os elementos, com o sol, o vento, a chuva, os cheiros. Eu sinto o cheiro e a vibração das mudanças de cada estação. Hoje, está soprando a brisa típica de outono e, muito embora o céu esteja azul, o por de sol dourado e uma agradável temperatura, eu estou sentindo a melancolia do outono. Rindo, e para eu fugir deste sentimento cinza, eu estou indo para a Toscana, onde a primavera está chegando.  O prato de hoje tem os intensos sabores, a leveza e a alegria da primavera. É isto que eu gosto de compartilha com você: alegria, leveza e sabor. Vamos para a cozinha?
A tapenad
é um prato típico do sul da França, região da Provance, normalmente servido como entrada para ser comido juntamente com pedaços de pão ou torradas, podendo também ser utilizado como tempero. Seu sabor típico fez com que rapidamente ficasse conhecido e fosse apreciado em todos os continentes. Preparado  com azeitonas pretas, preferencialmente, com alcaparra, anchova, tudo picado em pequenos pedaços ou mesmo macerado e misturados com azeite de oliva, neste nosso prato de hoje, ela ganho cor, com o purê de tomate e a agradável companhia do purê de batatas. Lindo e saboroso, para alguns, ele é uma entrada triunfal, para mim, ele é uma refeição. ...risos...
Pegue o teu avental e siga-me, porque  hoje nós temos um entrada, um ingresso para a aventura de ser feliz. Você sabe, ser feliz é assim, simples e saboroso. ...risos...

Ingredientes
4 pessoas :

500 g de batatas cozidas e amassadas.
1 colher de manteiga,
1 xícara (chá) de leite

Tapenade
150 g de azeitonas pretas sem caroço
20 g de alcaparras
3 anchovas salgadas
2 colheres (sopa) de purê de tomate
1 dente de alho
azeite de oliva extra-virgem
sal
sálvia para enfeitar

Modo de fazer: Descasque, lave as batatas e cozinhe em panela de pressão, até que fiquem macias, escorra e amasse com um garfo.  Aqueça o leite em uma panela e junte as batatas amassadas. Adicione a manteiga e mexa até que fique homogêneo. Acerte o sal e tempere com pimenta do reino moída na hora.
Descasque 1 dente de alho, lave as  anchovas  em água fria e enxugue com  papel toalha. Lave as alcaparras,  pique as azeitonas pretas, grosseiramente, e coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira. Adicione 4 colheres de sopa de azeite e misture até ficar cremoso. Despeje o creme em uma tigela e misture com o purê de tomate, até incorporar bem.
Coloque  um anel de montagem sobre um prato,  e preencha até a metade com o purê. Faça uma camada do creme do recheio, e complete com o purê. Decore com uma folha de sálvia e sirva. Se você não tiver o anel de montagem, você pode usar forminhas de cupcake untada, para fazer a montagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário