1 de abril de 2023

RAVIOLI DE RICOTA COM PESTO DE HORTELÃ E MANJERICÃO

Diga-me apenas uma palavra!
Uma monossílaba e libertadora palavra...
Diga-me a palavra que torna os sonhos reais.
Diga-me a poderosa palavra que constrói universos,bordéis e catedrais.
Diga-me a palavra que realiza os impossíveis desejos...
Diga-me a palavra, que faz procedente a teoria das minhas avós, pela qual será alcançado, algo intensamente, loucamente desejado.
Diga-me a palavra que sacia a fome e o desejo,a palavra que ilumina a escuridão,a palavra que faz calma, a noite atormentada. Diga-me, olhando nos meus olhos, a palavra que cobre o chão estrelas, e faz jorrar o meu riso, em cachoeiras. Diga-me, sem vacilar, a única palavra que pode me fazer feliz! Diga simplesmente sim!


Eu acredito na teoria das minhas avós. Por isso eu preciso considerar todas as teorias. Além da teoria do intenso desejo, existe uma outra. Cuidado com aquilo que você deseja, porque o seu desejo pode se realizar. Eu prefiro considerar a teoria do intenso desejo, porque ela afirma que algo intensamente desejado pode se realizar. Eu não tenho medo de desejar, porque eu não tenho medo de ser feliz. Rindo, porque as teorias das minhas avós são muito complexas e me distraem dos meus mais nobres objetivos, que é o de oferecer surpreendentes sabores e perfumes. Vamos para a cozinha, porque hoje tem diversão e sabor. Esta massa tem uma fantástica combinação de sabores. Ricota, raspa de limão, hortelã, manjericão, pistache. Uma verdadeira maravilha! Mas a parte mais incrível, e preparar a massa. Vamos para a cozinha, preparar massa a quatro mãos? Pegue o teu avental e siga-me, porque eu já estou vestindo o meu avental! ....muitos risos....


Ingredientes:
massa
400 g de farinha de trigo grano duro
4 ovos

Recheio
50 g de ricota
240 gramas de queijo pecorino
1 maço de cebolinha
1 limão

Pesto
1 maço de hortelã
1 maço de manjericão
4 abobrinhas pequenas
1 dente de alho amassado
queijo parmesão ralado a gosto
2 colheres (sopa) de pistache, sem casca
2 colheres (sopa) de pinoli
2 colheres (sopa) azeite extra virgem
sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer:  Amasse a farinha com os ovos, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e uma pitada de sal.  Amasse bem, até obter uma massa macia, lisa e homogênea. Deixe a massa descansar por 30 minutos, embrulhado em filme plástico.
Prepare o recheio, juntando a ricota, o queijo pecorino, 2 colheres de cebolinha picada,com a casca de limão e uma pitada de pimenta, até obter uma pasta.

Abra a massa em tiras, coloque pequenos montinhos de recheio, dobre a massa e corte o raviólis. Repita a operação, até que acabe o recheio, a massa ou ambos. ...risos..

Prepare o pesto, picando a abobrinha em um processador. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, frite o alho até dourar e salteie a abobrinha por um minuto, ou 2. Retire do fogo e adicione sal e misture as folhas de manjericão e hortelã. Misture 2 colheres de queijo parmesão e cerca de 1/2 xícara de azeite de oliva, ou que for necessário, para obter um pesto suave. Acerto e sal e tempere com pimenta do reino moída na hora.
Toste o pistache e os pinolis em uma assadeira por, por alguns minutos. Eu prefiro tostar no forno elétrico, em baixa temperatura, até ficar levemente dourado. 
Em uma panela com bastante água fervente, cozinhe os raviolis, até que eles estejam "al dente".
Coloque o pesto em uma frigideira, aqueça bem e misture os raviolis. Misture os pinolis e os pistaches, polvilhe com parmesão ralado, a gosto, e sirva.

2 comentários:

  1. Boa tarde. Suas receitas são muito inspiradas. Minha casa está em obras, mas até antes do fim do ano vou tentar várias receitas suas. Continue com esse blog maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Ebaaaaaaa!!! As minhas receitas, para mim, são viagens exploratórias. Sabores, memórias, descobrimentos. Ao longo das minhas aventuras gastronômicas, e descobri novos sabores, novas harmonias, eu experimentei, eu adorei, misturas que eram tão improváveis para mim, como as trutas com molho de grappa, alecrim e manjerona. Eu fico muito animada, quando eu encontro companhia nesta incrível viagem dos sabores, do prazer de comer bem. Experimente, e conte-me como foi a tua experiência. Abraços

    ResponderExcluir