29 de junho de 2012

LOMBO DE PORCO AGRIDOCE


Estou preparando um cardápio como nenhum chefe do mundo pode fazer: estou preparando um cardápio de mãe (risos). Amanhã, a família estará reunida. Meus filhos estarão ao redor da  mesa que nos uniu ao longo da vida, depois de uma longa separação. Há um lugar para você ao redor dessa mesa. Podemos começar a festa hoje,  com um discreto lombo de porco agridoce, e  brindar com um vinho branco de uva Gewurztraminer ou um Riesling. Vamos para a cozinha?!
Ingredientes:
50 g de farinha de trigo
50 g de fécula de batata
350 g de lombo de porco cortado em cubos grandes
sal a gosto
1 xícara de café de óleo de soja
2 colheres (sopa) de óleo de amendoim
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
1/2 pimentão verde cortado em cubos
150 g de abacaxi fresco cortado em cubos

Molho agridoce:
1 xícara de café de açúcar
2 xícaras de café de água
1 dente de alho picado
5 g de gengibre picado
1 xícara de café de vinagre de arroz
2 colheres de amido de milho (maizena) dissolvido em 1/2 xícara de café de água.

Modo de fazer: Misture a farinha de trigo com a fécula de batata, passe os cubos de lombo temperados com sal e doure em uma frigideira com o óleo de soja. Em uma wok aquecida com o óleo de amendoim, salteie os pimentões e acrescente o abacaxi. Salteie novamente e junte os cubos de lombo. Apague o fogo e reserve.
Para preparar o molho agridoce, leve uma panela com o açúcar em fogo médio, até caramelizar. Adicione a água e espere dissolver o caramelo. Acrescente o alho, o gengibre e o vinagre de arroz e, por último, o amido de milho dissolvido em água. Mexa até obter um molho homogêneo. Despeje o molho agridoce na wok, aqueça por alguns minutos, misturando delicadamente todos os ingredientes. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário