30 de janeiro de 2013

NHOQUE DE ARROZ INTEGRAL COM ERVAS FINAS

Fonte: Naturalíssima, livro de Tatiana Cardoso.

De repente,  você chegou, como um tornado,
e a vida despertou  e se banhou na fonte,
e o dia amanheceu apaixonado,
e o sol incendiou o horizonte...
O coração bateu como um tambor,
o desejo atravessou a ponte,
e a lua cheia abriu caminho para o amor! 
Você faz de mim um turbilhão de vida,
 uma avalanche, um tsunami, um furacão. 
 Você chegou com o amor que me ilumina 
e a felicidade vem comer na nossa mão. ..

Esta declaração de amor, pede  um prato rico e inusitado. Pede a criação de uma Chef! Esse prato, criação de  Tatiana Cardoso, autora do livro Naturalíssima  e Chef premiada do Restaurante Moinho de Pedra, em São Paulo. Vamos para a cozinha,  festejar a vida...


Ingredientes
Massa
1 xícara (chá) de arroz cateto integral biodinâmico
2 ½ xícaras (chá) de água filtrada
1 xícara (chá) de leite integral
2 ovos caipiras
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sal marinho
2 xícaras (chá) de semolina
Semolina ou farinha de trigo comum para polvilhar

Molho
2 colheres (sopa) cheias de manteiga clarificada
1 dente de alho fatiado em lâminas finas
1 colher (sopa) de cada uma das seguintes ervas picadas: manjericão, salsinha, ciboulette, cebolinha verde, alecrim e sálvia
2 xícaras (chá) de tomate maduro e firme sem pele e sem sementes picado em cubos de 1 cm
½ colher (chá) de sal marinho queijo parmesão ralado na hora, para servir

Modo de fazer:  Ponha o arroz e a água na panela de pressão. Leve ao fogo e, depois que o pino começar a mexer, cozinhe em fogo baixo por 20 minutos (depois de cozido, o arroz deve ficar empapado).
Deixe o arroz esfriar um pouco e coloque-o no liquidificador, como o leite, os ovos, a manteiga e o sal. Bata até obter uma mistura bem homogênea.
Transfira a mistura para uma panela e adicione a semolina. Leve ao fogo médio e cozinhe até que desgrude do fundo da panela, misturando continuamente com uma colher de pau (são 5 minutos de cozimento)
Retire do fogo e despeje o conteúdo da panela uma superfície lisa e fria, como uma superfície de mármore ou inox, e polvilhada com a semolina. Deixe a massa amornar e divida-a em várias porções. Com as mãos, role as porções de massa formando cordões com cerca de 2 centímetros de espessura. Com uma faca, corte os cordões em pedaços de cerca de 2 centímetros de comprimento. Em uma panela com bastante água filtrada fervente, temperada com sal, cozinhe alguns pedaços de nhoque por vez. À medida que eles subirem, retire-os da água com uma escumadeira e transfira-os para um pirex ou uma travessa de louça com um fio de azeite.
Prepare o molho em uma frigideira grande e larga, de fundo grosso. Coloque a manteiga clarificada e as lâminas de alho. Leve ao fogo médio e salteie até que o alho fique ligeiramente dourado.
Adicione as ervas frescas, os cubinhos de tomate e o sal. Deixe saltear até que o tomate apure um pouco, de 3 a 4 minutos.
Acrescente o nhoque cozido e salteie por mais 1 minutos. Sirva com queijo parmesão a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário