7 de março de 2014

FILET MIGNON COM CROSTA DE BATATA, PURÊ DE AIPO E ASPARGOS

Foto: Enzo Rando
Nós não pensamos muito no assunto, mas às vezes as circunstâncias nos levam a refletir na importância da nossa saúde. A nossa saúde é o nosso maior patrimônio e, sobre ela é construída a nossa beleza, juventude e alegria de viver. Quando a nossa saúde fica frágil, ela nos mostra o quanto é frágil a vida. 
Esta consciência nos leva a refletir que é necessário dar à vida, o valor que ela tem. Este inexorável fato nos leva a refletir que é preciso expressar hoje, o  a nossa compaixão, a nossa paixão, o nosso perdão e o nosso amor. Esses lindos e construtivos sentimentos de nada nos servirão, quando nos partirmos, quando a nossa vida acabar. Por isto eu aconselho você a declarar com urgência,  o teu amor a quem você ama. ...risos...
Para festejar esta série de óbvias conclusões, eu vou sugerir um prato  inspirado em uma criação do Chef Pasquale Palamaro, chef  do Restaurante Indaco do Hotel Regina Isabella, de Ischia. Ele usou vitela, eu usei  filet mignon, mas ambos ficam muito bem acompanhados de um bom Chianti. Vamos para a cozinha, porque o prato de hoje é ousado, sofisticado porque você e a vida merecem. Cheers!!!!

Ingredientes:
500 g de filet mignon
1 xícara de vinho branco
1 cenoura
1 talo de aipo
1 cebola
3 batatas grandes
sal e pimenta a gosto

Para o purê de aipo :
1 aipo
1 litro de leite
50 g de queijo parmesão
50 g de manteiga

Para os espargos
1 pacote de espargos verdes
1 sal do limão a gosto

Modo de fazer: Tempere o filet mignon com sal e pimenta a gosto, coloque-o em uma assadeira com uma aipo picado, as cenouras e a cebola picadas e regue com o vinho branco. Cubra com papel alumínio, leve ao forno preaquecido a 180 graus, por uma hora.
Prepare o purê de aipo, limpando os talos de um aipo e levando para ferver em uma panela com 1 litro de leite, até ficar bem macio. Leve ao processador e volte ao fogo, adicionando 50 g de parmesão e 50 g de manteiga, mexendo sempre, até obter consistência. Reserve.
Descasque as batatas grandes e corte-as, no sentido comprimento, em fatias bem fininhas. Lave as batatas e enxugue-as com papel toalha e divida em 4 partes. Divida a carne cozida em quatro partes, espalhe as fatias de batatas sobre papel manteiga, coloque no centro uma parte da carne cozinha e enrole.  Repita a operação com as demais porções e leve ao forno preaquecido, até que as batatas estejam cozidas e crocantes.
Retire do forno e monte os pratos com um rolinho crocante, o purê de aipo e a salada de aspargos cortados em fatias finas e temperados com azeite e um toque de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário