22 de dezembro de 2012

SOBREMESA ITALIANA DE NATAL (ZUCCOTTO)


 O tempo é um escritor que não usa borracha ou corretor de texto. O tempo escreve a história de nossa vida, sem que possamos apagar linhas ou rasgar as páginas. O tempo pode tirar  a cor dos cabelos e encher de cor a nossa  memória. O tempo deixa cicatrizes, visíveis e invisíveis. As cores que o tempo levou e as cicatrizes que ele trouxe, só fizeram de você o homem que eu amo .Mas você desistiu de mim, sem lutar!


Ok! Hoje é domingo e eu deveria dar uma folga. ...risos.... Mas é por uma boa causa. Vamos fazer sobremesa de Natal! O Zuccotto é uma sobremesa italiana de Natal. É linda e supreendente. Ela é absolutamente divina, esta sobremesa! Ah! Vamos para a cozinha por um motivo justo. ...risos...

Ingredientes:
Massa
2 ovos
50 g de açúcar refinado
50 g de farinha de trigo

Calda
70g de açúcar
1 xícara de água
 ¼ de xícara de conhaque ou rum

Recheio
200 g de chocolate meio amargo
150 g de creme de leite
100 g de amêndoas levemente torradas
100 g de avelãs levemente torradas
60 g de chantilly
150 g de castanha

Modo de fazer: Para preparar a massa acrescente os ovos e o açúcar em um batedor e bata por 10 minutos. Enquanto a massa está batendo, prepare a calda. Para isso, coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo por cinco minutos. Quando a calda levantar fervura, desligue o fogo, acrescente o rum e misture. De volta à massa, acrescente, aos poucos, à mistura a farinha de trigo. Depois disso coloque a massa em um tabuleiro untado e leve para o forno a 180ºC, por aproximadamente oito minutos. Para preparar o recheio, coloque o creme de leite e o chocolate picado em uma panela, aqueça sem ferver, retire do fogo e mexa até dissolver o chocolate. Junte as amêndoas, os avelãs e a castanha cozida e picada e misture. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e misture ao creme. Para montar, use  um recipiente de fundo redondo, como no modelo acima. Corte o pão de ló em tiras de 2 cm e forre o fundo e as laterais da tigela. Regue com a calda, umedecendo o pão de ló. Despeje o recheio e corte os excessos do pão de ló. Cubra com um filme e leve ao congelador,  por cerca de duas horas. Vire num prato lindo e decore com temas de Natal. Lindo! Você pode variar o recheio. Faça um creme de confeiteiro, junte  frutas cristalizadas, adicione o chantilly e faça a mesma montagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário