8 de outubro de 2013

CUPCAKE DE PARMESÃO COM MOLHO PESTO

A primavera chegou linda, mas um pouco mal humorada, com céu cinza e um teimoso e frio vento soprando. Mas, há calor e luz ao seu redor, as árvores se desnudam para depois se vestirem, sedutoramente, de flores. Há uma explosão latente de vida e os pássaros já percebem. E eles cantam e declaram amor às suas parceiras. O mundo se rende aos apelos da paixão. Pelo menos o meu mundo! Melhor dizendo, o meu hemisfério. ...risos...
Vamos para a cozinha? 
Hoje, com um sedutor cupcake de parmesão e molho pesto. Nós estamos misturando um modismo americano, com a tradição italiana. Tutto va  bene!
Pegue o teu avental e siga-me, porque hoje nós temos uma nobre missão. ...risos....

Rendimento:
12 unidades
Ingredientes

Pesto

2 dentes de de alho
1 colher (chá) rasa de sal
1 masso de manjericão fresco (eu prefiro o Toscano, aquele  de folha larga que enrola)
60 g de pinole ou nozes
100 g de queijo pecorino ou parmesão ralado
120 ml de azeite
pimenta-do-reino a gosto

Massa
180 g de farinha de trigo
30 g de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
1 ovo
60 ml de óleo de milho
240 ml de leite desnatado
100 g de queijo parmesão cortado em cubos

Modo de fazer: Preaqueça o forno a 200°C. Prepare a massa. misturando os ingredientes secos em um recipiente. Faça uma cavidade no centro, e vá adicionando o ovo, o óleo e o leite, mexendo até obter uma massa espessa. Acrescente o queijo e misture bem. Divida a massa em forminhas untada e enfarinhas, próprias para cupcke, ou em forminhas de papel e leve ao forno por 15 minutos ou até que esteja assada. Prepare o molho pesto:  descasque os dentes de alho, passe-os pelo espremedor e coloque em uma tigela. Adicione o sal e misture muito bem. Triture os pinoles ou as nozes (no processador, no pilão ou com as mãos) e junte ao alho espremido. Lave as folhas de manjericão, seque-as e pique-as em pedaços bem pequenos e acrescente à mistura da tigela. Junte o queijo ralado e o azeite e misture muito bem, até obter uma pasta homogênea.e tempere com um pouco de pimenta-do-reino. Espalhe o pesto sobre os cupcakes com uma colher e decore-os com tomates-cereja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário