23 de julho de 2012

PÃEZINHOS CRUZADOS

Eu estou triste hoje. Por isso eu vou postar uma receita da pão, para pode amassar, esticar, enrolar até a tristeza passar ou a massa ficar pronta. O que vier primeiro. Eu estou rindo. Acho que o meu blog é tão solitário porque eu sou uma "cozinheira" muito passional. Mesmo assim, acho que esse pãozinho inglês é digno da tua atenção.

Ingredientes:
5 colheres (sopa) de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de noz-moscada em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 xícara de leite quente
1 tablete de fermento biológico
1 colher de chá de açúcar
1/4 de xícara de água quente
2 ovos separados
4 1/2 xícaras de farinha de trigo, sem peneirar
2/3 de xícara de passas sem sementes
1/3 de xícara de frutas cristalizadas picadas, passadas em uma colher de sopa de farinha de trigo
1 gema
Cobertura:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de leite
1/2 colher  de chá de extrato de baunilha

Modo de fazer: Misture os 5 primeiros ingredientes com leite quente. esfarele o fermento e 1 colher (chá) de açúcar sobre a água quente e mexa bem, até dissolver. Reserve e deixe crescer até dobrar de volume. Junte à mistura, o leite com as gemas, e adicione, aos poucos, e xícaras de farinha de trigo. Bata as claras em neve e junte mais duas xícaras de farinha de trigo. Bata bem.  Coloque a massa em uma tigela untada, cubra e deixe num lugar protegido, até dobrar o volume. Dê um soco no meio da massa e vire-a numa superfície enfarinhada. Acrescente as passas e as frutas cristalizadas, ao poucos, amassando por uns dez minutos (amo essa parte), até a massa ficar elástica e macia. Divida em 15 bolinhas iguais e arrume em assadeira, deixando 4 cm de distância entre cada bolinha. Deixe crescer novamente, até dobrar de volume, pincele com gema e asse em forno moderado por cerca de 20 minutos, ou até dourarem. Retire do forno. Bata o açúcar de confeiteiro com o leite e a baunilha, até ficar um creme e com ele, desenhe uma cruz sobre os pãezinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário