7 de dezembro de 2012

ESPETINHO MARROQUINO AO MOLHO

Eu olho para você com um sorriso de quem descobriu o sentido da vida. Você me olha com o olhar de que deixou a vida escapar. Talvez o meu sorriso possa argumentar e fazer a vida reconsiderar. Talvez o teu próximo sorriso seja o sorriso de quem recebeu a vida de volta.

Nesta tarde quente de primavera, eu levo você ao Marrocos para saborear este prato de muitos sabores. Para comemorar o retorno da vida ao teu sorriso, vamos brindar com um branco e jovem vinho, como o Chardonnay. Pegue a tua taça e siga-me até a cozinha.

Ingredientes
500 g de carne bovina moída
150 g de iogurte natural firme
1 cebola
suco de 1 limão
folhas de alface mimosa
azeite extravirgem
1 maço pequeno de salsa
1 colher (café) de manjerona
1 colher (café) de coentro
1 pitada de pimenta malagueta picada
1 maço  pequeno de hortelã
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Prepare uma emulsão, batendo o azeite com o limão. Lave e seque as folhas de alface. lave os tomates, retire as sementes e corte-os em cubinhos. Reserve
Lave e pique bem fininho, a metade da salsa, da hortelã e misture com o iogurte, temperado com sal e pimenta. Despeje o molho numa vasilha pequena, decore com as folhas de hortelã restante e uma parte do tomate e conserve em geladeira, até o momento de servir.
Descasque a cebola e pique bem fininho. Lave e pique o coentro, a manjerona e a salsa restante, separando alguns ramos para guarnecer. Misture a carne, a cebola, boa parte da salsa picada, a manjerona, o cominho, o coentro e a pimenta malagueta, junto com 1 colher de azeite até obter uma pasta homogênea. Acerte o sal. Molde quatro cilindros ao redor dos espetinhos de metal, aperte bem a carne moída, para manter o formato. Asse os espetinhos, de preferência usando um suporte que impeça o contato da carne com a grelha. Vire frequentemente os espetinhos, untando a carne com a emulsão de limão e azeite. Coloque os espetinhos nos pratos de servir, decorado com as folhas de alface, os ramos de salsa picada e os tomates restantes. Sirva acompanhado com o molho de iogurte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário