15 de fevereiro de 2013

PASTÉIS DE BELÉM


 Você pode encontrar pessoas com quem você se sinta bem, mas somente em meus olhos  você encontrará tantas estrelas, somente no meu colo você encontrará tanta paz, somente em minha boca você encontrará tanta doçura e a magia dos silêncios encantados. Só preso em meus braços,  você aprenderá a voar; somente me amando você descobrirá como a vida é linda, porque eu guardo comigo a tua alma...


Nesta quente noite de verão, eu estou pensando dourado. Eu estou pensando neste divino clássico português: o Pastel de Belém. Eu não ouso sonhar me equiparar à maestria da pastelaria portuguesa, mas, com muito capricho, nós poderemos chegar perto. Vamos juntos para a cozinha, porque hoje a noite está linda e eu estou feliz!


Ingredientes
400 g de massa folhada de congelada

Creme:
60 g de farinha
500 ml de leite
1 pedacinho de casca de limão
1 pau de canela
500g de açúcar
250 ml  de água
6 gemas de ovos

Modo de fazer o creme: Desmanche, numa panela, 60 g de farinha com um pouco de leite de modo a não criar grumos.  Ferva o leite restante com o pau de canela e o pedacinho da casca de limão e vá adicionando, em fios, à farinha diluída no leite. Mexa bem e dissolva toda a farinha. Leve a fogo brando, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar. Assim que levantar fervura retire do fogo e reserve. Misture os 500 g de açúcar com 250 ml de água e deixe ferver durante 3 minutos exatos. Após este tempo, retire do fogo e misture ao preparado anterior, deixando-o cair em fio e mexendo bem. Com um passador coe bem a mistura e retire a casca de limão e o pau de canela. Deixe esfriar completamente. Quando já estiver completamente frio (tem de estar mesmo frio), junte as gemas, passadas por peneira,  e mexa bem até obter um creme homogêneo e reserve.
Montagem: Abra a massa folhada numa superfície enfarinhada, bem finas e forre forminhas de empadas. Coloque o creme  sem  encher completamente. Leve a forno pré-aquecido nos 250ºC até ganharem umas manchinhas escuras no creme e a massa estar tostadinha. Depois de cozidos, desenforme, Não espere que esfrie completamente senão será mais difícil de desenformar. Sirva simples, ou polvilhe com açúcar em pó e/ou canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário