2 de março de 2014

RAVIOLI ATESINI


Enquanto o Brasil está em transe, de norte a sul,
mergulhado na euforia do carnaval, o meu pensamento caminha ao teu lado, calmamente, pelas magníficos cenários, cheios de castelos medievais, rodeados de picos nevados e abraçados pela vegetação alpina do Trentino-Alto Adige.
Vamos para a cozinha, porque um fim de domingo merece uma celebração. O prato de hoje é uma delicada massa recheada. Servida no calor de uma linda mesa, é uma refeição. Servida em uma linda mesa, rodeada pelas pessoas amadas e acompanhado de um delicado vinho branco, é uma celebração. Afinal a vida merece ser celebrada todos os dias..

Ingredientes para 4 pessoas
Massa
250 g de farinha de centeio 
250 g de farinha de trigo 
2 ovos
1/2 xícara de leite morno

Recheio:
200 g de espinafre cozido
1/2 cebola pequena e picadinha
150 g de ricota passada pela peneira
1 pitadinha de noz moscada
sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de queijo parmesão ralado
1 fatia de pão embebido no leite

Modo de fazer: Misture as farinhas e faça uma pequena montanha com um buraco no meio. Bata os ovos com uma pitada de sal e o leite morno. Vá misturando com a farinha, aos poucos, até obter uma massa de consistência média, macia e homogênea. Faça uma bola e envolva em um pano de prato limpo e levemente úmido, ou um filme plástico, e deixe descansar por 1 hora.
Prepare o recheio. Cozinhe o espinafre em água fervente, escorra e pique. Aqueça a manteiga  e frite a cebola, até ficar levemente dourada. Refogue o espinafres, misture uma colher de sopa de queijo ralado , sal, pimenta e noz-moscada. Peneire a ricota e a fatia de pão molhado e misture a mistura de espinafre.
Divida a massa em duas partes e abra até obter 1mm de espessura.  Sobre a massa aberta, faça pequenos montinho de recheio, dobre a massa e modele os raviólis, apertando bem as extremidades, para não abrir durante o cozimento. Você pode usar as forminhas próprias para modelar ravióli. Eu uso um cortador plástico e pequeno de pastéis.
Depois de prontos, cozinhe em bastante água fervente levemente salgada, por cerca de 5 minutos. até ficarem al dente. Salteie os raviólis em manteiga derretida e polvilhe com queijo parmesão, a gosto. Como eu adoro sálvia, eu uso algumas folhas de sálvia na manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário