5 de novembro de 2012

TORTA RUSSA


(Ela derruba, sem temor,  toda fronteira,
Ela ignora, displicente, a lei escrita,
Ela é capaz de  calar a terra inteira,
Para que só uma palavra seja dita.)
                                                                                                           
Ela, é a paixão! A paixão que nos move e nos comove. A mesma paixão que nos incita a  caminhar e, de repente,  nos faz parar, hipnotizados, diante de  alguém que muda o nosso destino. Bendita seja a paixão que faz de uma trivial história, um emocionante romance. Bendita seja a paixão que faz que discreto e pequeno rio, se tornar uma poderosa cachoeira. Boa tarde a você que compartilha comigo os sabores, as cores e as delícias da paixão.
A minha vida e a minha cozinha são movidas a paixão. É a paixão que faz de alguns ingredientes, muitas vezes sem graça, um prato delirante e saboroso. Vamos para a cozinha? ...risos... 
Ingredientes
1 queijo fresco amassado
4 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
1 pitada de açafrão
1 colher (chá) de essência baunilha
1 xícara (chá) de amêndoas moídas
1 vidro de cerejas ao marasquino
4 claras em neve
800 g e massa folhada congelada
1 gema batida.

Modo de fazer: Bata o queijo com as gemas, o açúcar e a manteiga derretida, até  obter uma massa lisa. Junte o sal e o açafrão, a baunilha, as amêndoas e as cerejas escorridas. Acrescente as claras em neve e misture com cuidado.
Abra a massa folhada sobre o mármore enfarinhado na espessura de 4mm. Reserve parte da massa para a cobertura e forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável de 24 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. 
Coloque o recheio no interior da massa, corte a massa reservada em tiras e cubra a torta fazendo uma grade com as tiras. Pincele com a gema batida e asse em forno quente, a 200ºC, por 40 ou 45 minutos. Desenforme depois de fria e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário