27 de maio de 2014

ROCAMBOLE DE BACALHAU

Fonte: Receitas de Portugal - Facebook
Eu sei que a vida não é sempre justa,
e mesmo assim, a minha vida é bela.
A vida me fascina, mas ela me assusta,
a chama ilumina, mas consome a vela...
E em meu sonho de amor, interrompido,
e nos mistérios que vida me revela,
eu encontro o teu sorriso comovido,
e nossas almas se casam, na capela.
É o teu amor quem torna a vida linda,
e você me faz buscar a eternidade,
você me faz ser mais feliz ainda,
porque você é a minha imortalidade....
Eu sei que vida não é sempre justa,
mas eu não busco a justiça, na verdade.
A mim não importa o quanto ela custa,
eu quero ter esta tal felicidade...


A noite chegou mais cedo, depois de um escandaloso por de sol, multicolorido. Mas a noite não chegou mais cedo, apenas, ela chegou linda e estrelada, também. Uma linda e sedutora noite, como uma linda mulher vestida de gala. Dê-me o prazer da tua companhia! O prato de hoje, é um maravilhoso rocambole, criação das minhas queridas irmãs portuguesas. Vamos celebrar esta linda noite, com um bom vinho e uma fatia deste saboroso e sedutor prato. Nós merecemos esta celebração! ...risos...


Ingredientes
1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
250 ml de leite quente
250 g de bacalhau cozido e limpo de peles e espinhas
1 colher de chá de sal
Pimenta do reino a gosto
1 ramo de salsa
4 ovos

Modo de fazer:  Aqueça o forno a 180º.  Forre uma assadeira com papel vegetal e unte,  ligeiramente com azeite ou margarina. Descasque a cebola e o alho, e pique-os finamente. Aqueça o azeite, em uma panela, junte a cebola e o alho, e frite até ficar transparente. Junte depois a farinha, previamente misturada com o fermento, mexa e adicione o leite, aos poucos,  sem parar de mexer, até obter um creme. Junte o bacalhau bem desfiado e misture bem. Retire do fogo, tempere com o sal, a pimenta, a salsa picada e mexa bem. Separe as gemas das claras, e bata as claras em neve, com picos firmes. Junte as gemas, uma a uma, ao preparado anterior, e mexa bem. Acrescente as claras batidas em neve, delicadamente. Coloque o preparado na assadeira, espalhe bem e leve ao forno durante 25 minutos, de modo a ficar douradinho.
Retire e desenforme sobre um pano de cozinha seco e limpo, e use-o para enrolar, em forma de rocambole. 

Decore a gosto e sirva quente. Como frio o que sobrar, se sobrar. Fica delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário