14 de fevereiro de 2013

PERAS AO MERENGUE

Fonte: Cozinha de Portugal
Antes do pecado original, eu já te amava!
Em meio à absoluta escuridão, 
eu já me guiava pela luz dos teu olhos.
Antes de eu ser, eu já era tua,
e você já me esperava,
meu querido guerreiro, que mora na lua.


Hoje é o dia dos namorados em boa parte do mundo. Se você é brasileiro e está apaixonado, não custa nada comemorar também. A minha sugestão para a comemoração, é esta sobremesa leve, que pode ser servida morna ou fria. Eu prefiro fria! Quente deve ser o amor! ...risos...

Ingredientes

4 peras maduras
7 claras
230 g açúcar
2 laranjas
1/2 xícara (de chá) de geleia de damasco
suco de limão e açúcar a gosto

Modo de fazer Lave as peras, descasque-as e corte-as ao meio. Retire-lhe o caroço, sem contudo as danificar. Cozinhe-as em água com um pouco de suco de limão e açúcar a gosto. Depois de cozidas, escorra-as bem e reserve. Junte as claras com o açúcar e leve-as ao fogo, em banho-maria, até o açúcar derreter (cuidado para não cozinhar as claras. É um leve aquecimento. Retire e bata-as até formar um merengue firme. Lave as laranjas e corte-as em meias-luas. Disponha-as em pratos refratários. Preencha as cavidades da pera com a geleia de damasco e una as metades. Coloque-as sobre as fatias de laranja e cubra-as com o merengue com o auxílio de um saco de pasteleiro. Leve ao forno até dourar e sirva-as, polvilhadas com açúcar de confeiteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário