30 de maio de 2014

BACALHAU GRATINADO COM CREME DE ALHO-PORÓ



Meu rosto aprisionado em um retrato antigo,
resume as minhas dores e as minha alegrias,
expressam a beleza de tudo o que eu te digo,
repetem as palavras de amor que eu  te dizia.

Esconde-se, em meu rosto, a dor codificada,
revela-se, em meu rosto, a esperança perdida,
e enquanto eu me sinto, assim, despedaçada,
eu me vejo, em teus olhos, inteira e  ressurgida.

Em meu rosto pintado, com  sombras da tristeza,
o amor é quem revela,  revive e emociona,
e em plena  noite escura, ele é uma luz acesa,
que  mostra e ilumina o meu rosto de madona.

Uma maravilhosa e colorida tarde de um tropical outono. Um sol avermelhado, tinge o horizonte e os edifícios da cidade. O ar está parado. Nenhuma folha se move, e eu ouço, ao longe, o hipnótico som dos automóveis. Isolada do mundo, em meu escritório, no décimo andar de uma antigo edifício, eu penso em momentos que eu nunca pude viver, mas dos quais eu tenho saudade. Boa tarde, para quem eu amo! Boa tarde para quem gosta de tardes de outono! Boa tarde para quem gosta de mim! Não se preocupe! Você ainda tem salvação! ....risos....
Vamos para a cozinha? Este prato, com forte sotaque português, precisa de tempo para ficar pronto, como uma profunda relação de amor. 

Ingredientes:
Para o Refogado de Bacalhau:
1 cebola grande cortada em duas metades e fatiada em fatias finas
4 colheres (sopa) de azeite
1 quilo de  lombo do bacalhau
Para o Creme de Alho Poró:
50 gramas de manteiga
6 talos de alho-poró fatiados
½ litro de creme de leite fresco
200 gramas de requeijão cremoso
1 xícara (chá) de farinha de rosca
sal e pimenta do reino a gosto

Para a Cobertura:
300 gramas de queijo parmesão ralado
½ quilo de catupiri

Modo de preparo:  Lave o bacalhau e deixe de molho em água fria e limpa, de um dia para o outro, trocando a água do molho, por algumas vezes.
No dia seguinte, ferva o bacalhau, até ficar macio. Deixe esfriar, retire toda a pele e os espinhos e desfie o bacalhau em lascas. Hoje já se tem, disponível nos mercados, o lombo do bacalhau dessalgado, o que facilita muito. Voltando ao bacalhau. Aqueça o azeite em uma panela, frite as cebola fatiada, até ela ficar transparente, junte as lascas de bacalhau e frite, ligeiramente, e reserve. 
Junte o catupiri com a metade do queijo  parmesão ralado, misture bem, até obter uma pasta homogênea.
Para preparar o creme de alho-poró, 

Para o creme de alho-poró, comece refogando-os em 50 g de manteiga até que fiquem bem macios, retire-os do fogo e reserve. Na mesma panela, derreta 100 g de manteiga e doure a farinha de rosca. Coloque o leite e misture para encorpar. Junte o alho poró, coloque o creme de leite fresco, misture para encorpar também. Acerte o sal, coloque o requeijão e reserve. Monte seu prato. Coloque metade do bacalhau no fundo de um refratário, cubra com o creme de alho-poró, a outra metade do bacalhau e decore com o catupiri, com um saco de  confeitar. Polvilhe parmesão e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário