28 de junho de 2013

PATO AO MOLHO BALSÂMICO

Eu sinto saudade de quem fui, de quem eu sou,
Porque eu estou de mim, tão afastada!
Eu me perdi em você, nesta jornada,
e você partiu de mim e não voltou...


Nos vidros embaçados da vidraça,
eu vejo o teu lindo sorriso refletido,
eu sinto, em mim, um desejo que não passa,
eu ouço, ainda, a tua voz em meu ouvido.

Eu mando notícias de mim, tão esquecida,
Tão intangível e presa na fotografia.
Meus olhos tristes, sob a chuva fria,
vão projetando a tua vida em minha vida.

Eu  estou rindo de mim, tão triste nesta fria sexta-feira. Mas eu não vou dividir com você a minha tristeza, e sim as minhas lembranças felizes. Hoje eu estou levando você para a minha infância, quando, para nós comermos pato, nós tínhamos  que caçar o pato. Ei ainda me vejo, rindo, com o rosto afogueado, agarrada a um pobre pato que seria sacrificado para a minha mãe fazer este divino prato.  A receita clássica leva um pato inteiro, temperado por dentro e por fora e com as coxas e as asas presas por barbante culinário, na clássica e indecente  posição de pato . ...risos....
A receita a seguir, será adaptada aos padrões urbanos, com o pato em pedaços.
Vamos para a cozinha, porque a tristeza também põe a mesa. E a mesa pode ser maravilhosa. ...

Ingredientes:
4 coxas e sobrecoxas de pato
50 g de pancetta picada
1 dente de alho socado
suco de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cálice de vinho tinto
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 litros de caldo de legumes
sal, pimenta, raminhos de alecrim
rodelas de laranja par acompanhar.

Modo de fazer: Misture a pancetta com o alho, o suco de limão e alecrim picado, sal e pimenta a gosto. Tempere os pedaços do pato e deixe marinar por alguns minutos. Derreta a manteiga e doure, carne por todos os lados e regue com o vinho, fervendo até evaporar o álcool. Adicione o caldo e cozinhe por 2 horas, em fogo baixo, até a carne ficar bem macia. Regue com o vinagre balsâmico, ao final do cozimento. Sirva com o molho que se formou ou deixe encorpar um pouco. Sirva com raminhos de alecrim e rodelas de laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário