30 de julho de 2012

POLKAS


Não importa o momento, eu acredito que sempre é possível um pouco de doçura, mesmo durante uma luta.


Vamos à dose de doçura de hoje. 
Uma receita interessante, que pode ser servida como sobremesa ou no chá.
Vamos para a cozinha?
Você também pode ficar bem de avental...risos...


Ingredientes
Massa doce
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de manteiga
Manteiga para untar e farinha para polvilhar.
Massa de choux
4 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 ovos
1 receita de creme inglês
6 colheres (sopa)  de açúcar de confeiteiro.
1 receita de Creme Inglês (clique no link) creme-ingles

Modo de fazer: Peneire a farinha sobre a mesa, faça uma cova no centro e coloque nela o ovo, o sal e o açúcar. Junte a manteiga aos pedacinhos em com uma espátula, misture bem os ingredientes do meio. Amasse, então, com as mãos, faça uma bola e deixe descansar.
Prepare a massa choux: leve ao fogo 2 1/2 xícaras de água, junte a manteiga e o sal. Quando a fervura levantar, retire do fogo e acrescente, de uma só vez, a farinha de trigo peneirada e mexa, até formar uma bola. Volte ao fogo, mexendo até secar a massa. Passe para a tigela e junte os ovos, um de cada vez, misturando bem a cada adição. Verifique o ponto. A massa deve cair em longas pontas ao levantar a colher.
Abra a masa doce e corte-a em rodelas e 10 cm de diâmetro e coloque-as em assadeira untada e enfarinhada. Coloque a massa choux num saco de confeitar e faça, com o bico, pitanga gigante, um cordão sobre a beirada dos discos. Leve ao forno quente (225ºC) por 20 minutos. Apague o forno e deixe dentro mais 12 minutos. Retire e deixe esfriar. Prepare creme inglês e quando estiver frio, recheie a massa e polvilhe com açúcar de confeiteiro e caramelize com um espeto aquecido na chama do fogão. Sirva bem frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário