27 de junho de 2012

ROSCA DOCE DA FILOMENA

Imagem emprestada do google para ilustrar
Estou morrendo de saudade de amassar as massas de pão. Eu adoro amassar, apertar, esticar...É uma deliciosa terapia. Esta receita é bem versátil e interessante, que pode ser coberta com várias coberturas diferentes. Vamos fazer pão!

Ingredientes:
 2 colheres de fermento biológico (2 tabletes de 15 g)
1 copo de leite morno
2 colheres (sopa) rasas de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
3 gemas
500 g (mais ou menos) de farinha de trigo

Recheiro: 
2 colheres de manteiga
3 colheres (sopa) açúcar
1/2 coco ralado
Bater bem a manteiga com  o açúcar, junte o coco e reserve.

Cobertura: 1/2 lata de leite condensado

Modo de fazer: Dissolva o fermento no leite morno, acrescente o açúcar, a manteiga, o sal e as gemas, misturando bem. Junte a farinha de trigo, aos poucos, amassando bem. Deixe a massa crescer (coloque uma bolinha de massa num copo de água. Quando a bolinha subir, estará pronto para a próxima fase). Abra a massa com o rolo, espalhe o recheio e enrole como rocambole. Corte em pedaços de 4 cm e coloque a parte cortada para cima, lado a lado,  numa forma de buraco no centro, untada com manteiga e povilhada com farinha de trigo. Repita a operação da bolinha de massa no copo. Quando ela subir, leve para assar em forno quente por 40 minutos. Quando desenformar as roscas, ainda quente, espalhe o leite condensado sobre elas. Esta receita rende duas roscas e você poderá utilizar variações e cobertura.

Variação 1;
3 copos de leite e 8 colheres de açúcar. Leve os ingredientes ao fogo até engrossar e cubra as roscas.

Variação 2: 1 xícara de leite, 1 xícara de açúcar, 1 colher (café) de baunilha e 1 colher de sobremesa de canela em pó. Misture tudo numa panela e leve ao fogo até levantar fervura. Cubra as roscas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário