29 de setembro de 2014

CUSCUZ MARROQUINO COM CAMARÕES

As noite de primavera são deliciosas e perfumadas, mas esta noite, especialmente, está maravilhosa. Um fiapo de lua no céu, lembra um barquinho a deriva. As flores do manacá liberam um sensual perfume no ar, as cerejeiras repletas de frutos maduros, acrescentam um maravilhoso e doce perfume. Rindo, eu penso que o amor deve ter estes cheiros e perfumes de uma noite de primavera. Coisas da minha cabeça! ...risos...

Depois desta inúteis reflexões sobre tudo, com nenhuma conclusão sobre nada, eu penso que é hora de nós irmos para a cozinha. Lá vamos nós cozinhar este maravilhoso prato. Um cuscuz marroquino, com camarões de Ubatuba. Quer um pouquinho? Boa noite para você que tem, como eu, os pés na terra e a cabeça no céu.

Ingredientes
Azeite
1 copo de cuscuz
6 camarões grandes
500 g de camarões pequenos
2 tomates grandes, pelados, sem sementes e picados em cubinhos
1 cebola
1 pimentão vermelho e picado em cubinhos
2 dentes de alho
1 limão grande
Manteiga
Salsa, alecrim, pimenta e sal a gosto
Amêndoas levemente torradas.

Modo de fazer: Refogue a cebola em azeite, com o alho e o pimento e as especiarias. Deixe alourar o alho e acrescente água, temperando com sal. Deixe cozinhar em 10 minutos. Adicione os tomates, até ir desfazendo aos poucos, e baixe a temperatura para cozinhar lentamente.
Coloque o cuscuz em uma panela, e adicione um copo de água, e leve ao fogo para cozinhar.
Tempere os camarões com sal, pimenta do reino e o suco de limão. Eu adoro colocar meio dente de alho espremido e uma raladinha bem discreta de gengibre. Coloque a manteiga em uma frigideira, e salteie os camarões pequenos. Não deixe secar, porque a água liberada pelo camarão tem uma função na receita. Misture o cuscuz já cozido ao refogado de tomate. Junte os camarões menores, misture tudo muito bem, dentro da panela, leve ao fogo e deixe cozinhar, em fogo baixo, por cerca de dez minutos. Com lume médio, deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos. Acerte o tempero, doure os camarões grandes em azeite, e decore o prato. Polvilhe com as amêndoas douradas e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário