8 de fevereiro de 2013

CORDEIRO AO CREME

Eu quero ser a sedutora luz da lua,
infiltrada pelas frestas da tua janela,
o grande amor que o coração cultua,
a chama que arde no centro da capela.
Eu quero ser o eixo que sustenta o mundo,
a boca que te beija, a mão que acaricia,
o corpo que deseja, um amor largo e fundo,
e a luz do sol, que faz nascer o dia...
Eu quero ser o teu céu e o teu inferno,
o doce abraço que sufoca a solidão,
eu quero ser o teu momento eterno,
um instante infinito, na história da paixão...

Sexta-feira de carnaval! Você gosta de carnaval! Sem querer ofender, mas eu acho que carnaval é uma festa enfadonha,repetitiva e monótona. Eu prefiro a agitação do silêncio, o ritmo do teu coração batendo, os sons arrebatadores do violino. Eu gosto de paz, silêncio e sonho. O carnaval é uma festa que me parece um açougue. Carne vendida por quilo, silicone vendido como carne. Enfim... Vamos para a cozinha!  Hoje o prato é uma carne, carne de verdade e muito saborosa!
Pegue o teu abadá, digo, o teu avental, e siga-me, porque hoje tem festa na cozinha... risos...

Ingredientes
1,5 kg de carne de cordeiro ou carneiro de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta a gosto
2 copos de vinho branco seco
1 maço de cheiro verde
louro e tomilho
250 g de cogumelos frescos
1 limão
 2 gemas
1/2 lata de creme de leite

Modo de fazer: Corte a carne em pedaços. Se for gordurosa, coloque-a numa frigideira e deixe dourar por igual; se a carne for magra, grelhe, diretamente na chama. Numa outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola picada. Junte a carne e refogue, polvilhe com a farinha de trigo e deixe dourar. Tempere com sal e pimenta e junte o vinho branco e igual tempestade de água. Acrescente o cheiro verde, sem picar, o louro e o tomilho. Tampe bem a panela e deixe cozinhar por cerca de 1/2 hora, em fogo baixo.
Lave os cogumelos e deixe-os mergulhados em água e limão. Quando o cordeiro estiver quase cozido, junte os cogumelos escorridos e complete o cozimento, por 10 a 15 minutos, em fogo bem baixo.
No momento de servir, misture as gemas e o suco de limão ao creme de leite. Retire o maço de cheiro verde no molho da carne, acrescente o creme, deixe aquecer e tire do fogo. Sirva com legumes cozidos ou batatas cozidas no vapor. Eu nunca dispenso um arroz soltinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário