23 de dezembro de 2012

VOL-AU-VENT DE CAMARÕES AO CREME DE CURCUMA

Eu deixo, quando passo, um rastro de alegria, um sorriso imenso colorindo o rosto e o elástico e silencioso andar dos gatos. Eu deixo,ao passar uma brisa feminina, que perfuma o ar e agita as cortinas, o calor de abraços, o silêncio de beijos e um cheiro indecifrável de amor...Eu deixo, ao passar, uma pungente saudade, das coisas que eu desejei e eu nunca tive...Eu deixo uma trilha de flores, porque eu sempre carrego sementes; eu deixo as marcas dos meus pés impressas em luz, para que se um dia você me procurar, você me encontre...
Você será sempre bem vindo à minha cozinha. Hoje eu estou apresentando uma receita de vol-au-vent, um clássico da gastronomia francesa, numa maravilhosa  versão do Chef Lauro Lucchesi. A base desta receita, a cestinha de massa folhada, poderá, também, ser recheada com recheios de cogumelos, bacalhau, carne seca, queijos, legumes, and so on...Com certeza este prato fará bonito, literalmente, na tua mesa de festas, assim como fará bonito em qualquer outra ocasião. Mãos à massa!!! Vamos para a cozinha!

Ingredientes
para 10 pessoas
600 g de massa folhada pronta
220 g de vieira picadas em cubos médios
10 camarões grandes, sem a cabeça e devenados (com corte nas costas para retirar aquele fio escuro)
1 cebola pequena branca e raladinha
2 dentes de alho pequenos e picadinhos
8 a 10 champignons frescos, escovados e filetados em lâminas.
40 g de manteiga sem sal
2 gemas em temperatura ambiente
2 claras em temperatura ambiente
50 ml de vinho branco seco
6 galhinhos de salsa picadinhos
100 ml de creme de leite
3 colheres (café) de cúrcuma em pó
4 xícaras (chá) de molho branco, tipo bechamel
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Abra a massa numa espessura de 1/2 cm. Corte com um aro de metal de 6 cm de diâmetro, vários círculos. Passe clara em um círculo, sobreponha um outro e passe clara sobre ele. Com um outro aro de metal, faça um furo de 4 cm de diâmetro e cole sobre os outros dois.Pincele gema sobre o conjunto e repita a operação até terminar a massa, colocando numa assadeira untada. Deixe descansar alguns minutos e leve ao forno preaquecido por 20 minutos, ou até ficar bem dourado. Ao crescer, ele vai ficar como uma cestinha.
Vamos preparar o recheio, aquecendo uma panela de fundo grosso e derretendo a manteiga, em fogo médio. Refogue o alho e a cebola, junte as vieiras e os champignons, mexa e remexa delicadamente. Após 4 ou 5 minutos, acrescente o molho bechamel e agregue tudo delicadamente.  Dissolva a cúrcuma no creme de leite e junte à panela. Agregue tudo, com cuidado, sempre em fogo muito baixo, junto o vinho, ajuste o sal, a pimenta e a salsinha, mexa, remexa e reserve. Em outra panela, aqueça o restante da manteiga, derreta e salteie os camarões já temperados com sal e pimenta ( eu não resisto e tempero os camarões também com alho, uma raspinha de gengibre e um pouquinho de suco de limão). Mexa e remexa os camarões, até ficarem  corados.Desligue e reserve. A montagem é simples: acomode o vol-au-vent em um prato, coloque um pouco de recheio e um camarão por cima e complete com mais um pouco de recheio, deixando escorrer um pouco de creme para o prato. Decore com semente de papoula ou aipo e sirva. Se tiver uma flor comestível, fica irresistivelmente lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário