15 de janeiro de 2013

ROLINHOS DE PEIXE COM MOLHO DE ALCAPARRAS


Diga-me apenas uma palavra,
 a poderosa palavra que sacia a fome 
e o desejo,a palavra que  ilumina a escuridão, a palavra que faz calma, a noite atormentada...
Diga-me, olhando em meus olhos,
a palavra que cobre o chão estrelas, 
e faz jorrar o meu riso, em cachoeiras.
Diga-me, sem vacilar, a única palavra que pode me fazer feliz!
Diga sim!

Calma tarde, depois da tempestade. Parece-me que a paisagem está em choque e não respira. Parece-me que o mundo, a natureza, todos os elementos, com a respiração suspensa, esperam a tua resposta. ....risos....  Vamos para a cozinha! A receita hoje é simples, mas com um toque de sofisticação.  Guarnecido de aspargos frescos, servido com um arroz branco e  acompanhado de uma taça de um vinho branco e seco ou até mesmo um espumante, com umas velinhas acesas, e um largo sorriso,  ele pode se tornar um jantar romântico, afinal  esta é uma romântica cozinha.... risos...


Ingredientes:
4 filés de peixe (pescada ou linguado)
1 xícara de molho béchamel
50 g de azeitonas pretas
100 g de atum (de lata)
1 colher (sobremesas) de salsa picada
1 colher (sopa) de alcaparras picadas
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher de manteiga
Salsinha bem picadinha para decorar

Modo de fazer: Mergulhe os filés por um instante em água fervente (eu sempre tempero os filés antes, com um toque de alho, e gengibre, sal e pimenta a gosto e o suco de 1/2 limão). Retire e deixe esfriarem. Prepare o recheio, misturando o molho béchamel com o atum, as alcaparras, as azeitonas picadas, reservando 4 para a decoração e a salsa. Acerte o sal e a pimenta. Separe 2 colheres do molho e divida o restante em 4 partes. Recheie cada filé com uma parte do recheio, enrole e prenda com um palito. Arrume os rolinhos dentro de um refratário untado com a manteiga, besunte os rolinhos com o molho reservado  e leve ao forno quente, por alguns minutos, até começar a ferver o molho que sai dos rolinhos. Sirva em pratos individuais, cobrindo  os rolinhos com o molho formado no fundo do refratário, decorados com as azeitonas reservados, salpicados com salsinha picadinha e guarnecido com aspargos frescos passados na manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário