29 de outubro de 2013

BACALHAU GRATINADO COM ESPINAFRE

Fonte: Receitas de Portugal
Misteriosa, como a alma feminina,
é a serra vestida de florestas,
são as montanhas escondidas na neblina,
onde o poder de Deus se manifesta.

O que eu vejo, aguça os meus sentidos,
mas é o que eu não vejo que fascina,
e nos suaves perfis, semi-escondidos,
eu me vejo refletida em tua retina.

E nesta paisagem macia e sedutora,
onde o teu rosto e a minha alma se revela,
eu sou a personagem e sou a autora,
da nossa história de amor, tão bela!


Eu estou rindo, porque eu sei que a minha poesia pode ser indigesta, mas você tem a alternativa de ir direto para a receita. O que me fascina na gastronomia é que você pode criar diferentes formas, sensações e sabores, com os mesmos ingredientes, como se cria com as palavras. Com as mesmas palavras, eu posso construir e destruir, eu posso fascinar e horrorizar. Este é um ponto de encontro, entre a gastronomia e a poesia. ...risos...
O prato de hoje, foi inspirado numa publicação dos meus irmãos portugueses e adaptado para as disponibilidades brasileira. Vamos para a cozinha, porque hoje eu estou feliz e eu quero compartilhar a minha felicidade com você. Pegue o teu avental e siga-me.... risos...

Ingredientes:
400 g de bacalhau desfiado e cozido
2 cenouras raladas
1 maço de espinafre limpo, cozido e picado
2 batatas cortadas em cubos e fritas
1 cebola picada
2 dentes alho amassados
1 xícara (chá) de azeite extravirgem
50 g de queijo parmesão ralado
800 ml de molho bechamel
1 cubinho de caldo de camarão

Modo de fazer:  Dessalgue o bacalhau, deixando de molho de véspera, trocando a água algumas vezes. Cozinhe o bacalhau em água limpa, até ficar macio. Retire a pele e as espinhas, desfie e reserve. Corte a batata em cubos, frite, deixe escorrer em papel toalha e reserve. Refogue a cebola e o alho picados em azeite, junte as cenouras raladas e o espinafre. Unte uma forma refratária e coloque o refogado. Junte  as batatas e o bacalhau desfiado, e misture. Regue com o molho bechamel, misturado com o caldo de camarão diluído em 1/2 xícara de água. Polvilhe  com queijo ralado e leve ao forno a gratinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário