18 de julho de 2013

TRUTA AO MOLHO DE GRAPA

Com os meus olhos cheios de picos nevados, de castelos medievais e lindas construções com forte influência germânica, eu estou abrindo as portas da rica gastronomia da região do Trentino e Alto Adige, com os seus sabores instigantes de influências Vênetas, Lombardas e germânicas. Dê folga a o eu pensamento e permita que ele viaje comigo, pelo relevo vertiginoso e belo, pelas sacadas decoradas  com gerânios e pelos instigantes e maravilhosos sabores desta bela região italiana. Vamos para a cozinha com os sabores das minhas origens. Pegue o teu espírito de aventura e siga-me, porque hoje nós vamos pescar e preparar uma "trota alla grappa".  A grappa é uma bebida alcoólica de origem italiana e é feita, tradicionalmente,  a partir de bagaço das uvas. É um subproduto do processo de vinificação.  A grappa já existe desde a Idade Média e possui um alto teor alcoólico, entre 37,5% e 60% de álcool por volume e é semelhante ao licor orujo  espanhol, e à aguardente portuguesa. Como eu gosto de por fogo no mundo, este prato é muito adequado ao meu temperamento. Eu espero que agrade também o teu paladar ...risos...

Ingredientes: 
4 porções
4 trutas limpas
50 g de manteiga
1 cálice de grappa
2 dentes de alho inteiros
1 limão siciliano cortado em gomos
1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
1 colher de manjerona fresca picada
1 xícara de caldo de vegetais ou peixe fervente
sal, pimenta do reino a gosto
folhinhas de manjericão ou manjerona para decorar

Modo de fazer: Tempere as trutas com sal e pimenta do reino, passe na farinha de trigo e bata com as mãos na superfície para retirar o excesso.  Derreta a manteiga e frite as trutas por 5 ou 10 minutos e disponha em uma travessa aquecida. Derrame a grappa na frigideira e flambe: incline a frigideira, com cuidado, sobre o fogo do fogão, até incendiar o líquido e espere a chama apagar. Junte o caldo de legumes ou peixe, a manjerona, o alecrim e os dentes de alho, reduza o fogo e deixe ferver por alguns minutos. Sirva as trutas regadas com o molho e decoradas com folhinhas de manjericão ou manjerona e gomos de limão siciliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário