11 de fevereiro de 2013

COSTELINHAS DE PORCO AO FORNO COM BATATINHAS

Fonte: Cozinha de Portugal

Os mundos onde eu habito,
os limites que eu não vejo,
alimentam o conflito
entre o poder e o desejo.
Se a minha alma, liberta,
alcança o teu olhar,
a razão sufoca, aperta,
e me obriga a retornar...
Dividida em mil pedaços,
enquanto eu sonho e eu espero
eu me fundo, em um abraço,
dançando um lento bolero.


É carnaval e o Brasil dança samba, marcha, frevo, enquanto eu danço um bolero. Vamos para a cozinha, porque o prato hoje é tão fantástico que talvez a gente dance um rock. ...risos...
Pegue o teu avental, porque hoje a comida é portuguesa, com certeza!

Ingredientes
1,5 kg de costelinhas de porco
1 kg de batatinhas pequenas
3 dentes de alho
200 ml de vinho branco
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher de sopa de banha
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 cubo de caldo de carne
1 folha de louro
sal e pimenta a gosto


Modo de fazer: Prepare o entrecosto e tempere-o com os dentes de alho picados, a massa de pimentão, a folha de louro, o vinho branco, o sal e a pimenta. Envolva bem e deixe marinar por cerca de 1 hora. Coloque a carne com a marinada em uma assadeira, adicione o azeite, o caldo de carne em pedacinhos, 1 copo raso de água e a banha de porco em "nozinhas". Leve ao forno pré-aquecido a 200ºc durante cerca de 30 minutos ou até que a carne ganhe cor.
Descasque e lave as batatinhas, junte-as ao tabuleiro, acrescente mais água se necessário, retifique os temperos e deixe assar durante mais 40 minutos, regando com o molho da assadeira, de vem em quando. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário