31 de janeiro de 2013

CARNE PIEMONTESA AL BAROLO



Não foi apenas um sonho ou fantasia,
foi o encontro da tua alma com  a minha,
 foi um tsunami de paixão e de magia,
e o teu amor fez de mim uma rainha.

Talvez você me esqueça, facilmente,
 talvez você não esqueça nunca mais...
Eu te amarei, sem limite, eternamente,
e tanto amor talvez nos torne, enfim, iguais.

Eu estou rindo, porque o Brasato al Barolo é um prato  para reis e generais ou os moradores da Piemonte. Esta receita, tradicional e requintada, da região piemontesa, e ela pede, simplesmente, uma garrafa de vinho Barolo, um mítico vinho elaborado com a uva Nebbiolo, um  maravilhoso e caro vinho. Eu já encontrei um Barolo de uma grande safra, por R$ 98.000,00. Mas nós podemos encontrar pechinchas entre R$ 200,00 e R$ 400,00....risos... Voltando para a cozinha, este divino prato exige um um dia de preparo e se faz acompanhar, com muito prazer, por um purê de batatas ou uma bela polenta. O vinho para esta maravilha, claro, é um Barolo. ...risos... Vamos para a cozinha desfrutar deste momento, porque o Barolo é um vinho caro, mas um momento de deliciosa felicidade e prazer, não tem preço. Pegue a tua taça e siga-me, porque hoje tem festa na minha cozinha! ...risos...  Cheers!!!

Ingredientes

1 peça de picanha ou alcatra com cerca de 1 kg
1 garrafa de Barolo
½ copo de conhaque
2 cebolas
2 cenouras
½ aipo
2 dentes de alho
¾ dentes
1 pedaço pequeno de canela
algumas bagas de zimbro
folhas de louro
algumas pimenta
sálvia a gosto
um raminho de alecrim
um raminho de tomilho
Azeite extra-virgem
manteiga
Uma pitada de sal
Sal a gosto

Modo de fazer:  Coloque a carne em uma travessa, de véspera, e envolva com bacon, cruzando as tiras do lado de baixo. Regue com um pouco de vinho Barolo. Junte a cenoura, o salsão, a cebola, os alhos, o alecrim e os demais temperos, canela, louro, tomilho, sal e pimenta a gosto. Regue com o restante do vinho, cubra com um filme plástico e deixe marinar por 24 horas, na geladeira. Vire de vez em quando, para tomar gosto por igual.  No dia seguinte, retire a carne da marinada e passe, levemente, na farinha de trigo. Em uma panela grande e bem quente, derreta a manteiga e doure a carne por todos os lados. Depois de dourada, a carne, junte o conteúdo da marinada. Acerte o sal, quando ferver, e deixe cozinhar, em fogo baixo, até que a carne fique macia. Cerca de 1 hora.  Retire a carne da panela, e mantenha aquecida. Bata tudo o que ficou na panela, coe numa peneira e volte para a panela, para reduzir e encorpar. Junte o brandy e deixe ferver mais 2 minutos. Fatie a carne, coloque em uma travessa e regue com o molho e sirva quente. Sirva com purê de batatas, cebolas assadas ou uma bela polenta. Acompanhe com um bom Barolo, por favor! ...risos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário