5 de maio de 2013

PASTEL JESUÍTA

Tarde de domingo silencioso, carrancudo e ameaçando chuva. Depois de um divertido dia, comemorando o meu aniversário, eu hoje estou mergulhada em silêncio e solidão. Um bom argumento para pegar o avental e ir para a cozinha.
Que tal você me acompanhar? Hoje a proposta é um doce folhado e tradicional português.Segundo a história, esse afamado doce português, teve a sua origem em Santo Tirso, e foi criado por um confeiteiro espanhol e que segundo a história, teria sido contratado pela Pastelaria Moura, que produz essa iguaria, mantendo a mesma qualidade e as técnicas antigas de produção. A receita original pede o preparo da massa folhada, cujo preparo é muito trabalhoso. Eu uso, então, a massa folhada pronta.

Ingredientes:

Para a massa:
500 g de massa folhada

Recheio:
2 claras
6 colheres de sopa de açúcar
canela em pó a gosto.

Modo de fazer: Abra a massa folhada com cerca de 4mm de espessura, em faixas. Bata muito bem as gemas com o açúcar e passe essa mistura sobre a massa e dobre ao meio. Com uma faca muito afiada corte as tiras em triângulos. Bata as claras em neve, e junte, aos poucos, o açúcar, até obter um merengue com picos firmes. Adicione um pouco de canela em pó, para tornar o merengue castanho-claro. Passe um camada de merengue na parte superior dos jesuítas e leve para assar em forno preaquecido e moderado, até ficar dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário