26 de fevereiro de 2013

PUDIM DE BACALHAU

Você foi embora, de repente
e levou com você, todo o meu ar.
Eu procuro oxigênio, inutilmente:
sem você eu não consigo respirar.

Eu estou perdida em minha própria alma,
Eu estou presa em minha própria liberdade.
Somente a tua voz me liberta e me acalma,
Somente você me traz a tal felicidade.

Maravilhoso, inusitado, colorido! Muitos adjetivos para um único prato. Mais uma colaboração da gloriosa cozinha portuguesa!  Sirva com um arroz branco, uma salada de tomates e acompanhe com um vinho branco do Alentejo ou um vinho verde. 

Ingredientes:
2 postas de bacalhau
2 cenouras
1 dente de alho
1 cebola
1 maço de espinafres limpos. Você pode usar o espinafre congelado.
3 gemas
3 claras
4 colheres de sopa de farinha trigo
1 colher de chá de fermento
sal e pimenta a gosto
farinha de rosca.

Modo de fazer: Dessalgue o bacalhau, de véspera, deixando de molho em  água fria e  trocando-a, algumas vezes. No dia seguinte, cozinhe o  bacalhau, retire as peles e as espinhas e desfie. Pique o alho, a malagueta, sem as sementes, a cebola  e a cenoura ralada.  Se você tem um processador, pode processar tudo junto. Cozinhe os espinafres com pouca água, escorra e pique bem,  com uma faca. Se o espinafre for congelado, use o microondas. Misture as gemas com o bacalhau e os legumes. Tempere com sal e pimenta, incorpore as claras bem batidas em neve e misture, delicadamente,  sem bater. Deita-se a massa numa forma untada e polvilhada com farinha de rosca.  Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º,  por aproximadamente 20 a 30 minutos. Desenforme e regue com um fio de azeite. Acompanhei com salada de tomate. Você pode utilizar uma forma do tipo bolo inglês, ou utilizar forminhas individuais, com 10 ou 12 cm de diâmetro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário