2 de março de 2013

FILÉ DE PEIXE COM BATATAS A MURRO

Tudo cabe, em meu peito,
toda a tristeza do mundo,
todos os sonhos desfeitos,
as terras secas que inundo,
com as águas de um rio perfeito...

Tudo cabe em meu olhar,
um amor vasto e profundo,
as saudades que eu carrego,
toda a solidão do mar,
a distância que eu renego,
e abismos que não tem fundo...


Noite de sábado. A mais linda das noites, com um milhão de estrelas e uma lua que só chega mais tarde, porque ela chega para encantar. Que tal, numa noite tão linda, um jantar à luz de velas, com um peixe ao forno e batatas a murro, e um refrescante vinho verde português. Bem acompanhado, isto não é uma refeição, é uma celebração.... risos... Vamos para a cozinha, porque hoje tem lua cheia!

Ingredientes:
Filetes de peixe a gosto
5 dentes de alho
azeite, sal e pimenta a gosto
1 folha de louro
colorau  a gosto
salsa picada
folha de alumínio

Batata a murro
batatas a gosto, de preferência pequenas
azeite
dentes de alho
colorau

Modo de fazer: Forre um refratário com papel de alumínio. Espalhe um fio de azeite no fundo do refratário Pique 3 dentes de alho miudinhos e espalhe  no fundo do refratário, assim como a folha de louro que se parte em 4 partes. Tempere os filés com sal e pimenta a gosto e disponha sobre a base de azeite, alho e louro. Ajeite bem polvilhe o restante do alho bem picadinho sobre o peixe, mais um pequeno fio de azeite, salpique com o colorau e polvilhe com salsa fresca picadinha. Cubra o refratário com uma folha de alumínio e leve ao forno moderado para assar por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, tire a folha de alumínio e asse no topo do forno por mais 5 minutinho para dourar um pouco. 

Cozinhe  as batatas com pele. Depois de cozinha, escorra e de um ligeiro murro em cada uma, para abri-las.
Frite, ligeiramente, o alho picado, com colorau, em azeite suficiente para temperar as batatas, e tempere com sal e pimenta. Depois de pronto regue as batatas com esse azeite aromatizado,tendo o cuidado de envolver e temperar todas. Sirva com o peixe e faça sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário