22 de janeiro de 2013

VITELA À BORDELAISE


Eu navego em teu silêncio,
profundo  e absoluto,
e eu busco um porto seguro,
no silêncio que eu escuto.
Com o meu coração calado, 
eu teimo e eu fico ao teu lado,
mesmo sozinha e no escuro,
mesmo sem salvo conduto.

Alguns, consideram o silêncio como a expressão do vazio; outros,  consideram a expressão maior do desprezo, eu considero o silêncio a mais perfeita expressão. O silêncio pode dar significado a coisas que a palavra não pode dar.  Ui! Magoei! ....risos...
 Vamos cozinhar? Hoje, a sugestão é um prato intenso e quente. Da cozinha francesa, para a nossa cozinha! Este prato principal rende 6 porções você pode servir acompanhado de batatas cozinhas ou um arroz branquinho, com batatas fritas. Pegue o teu avental e siga-me...

Ingredientes
1,2 kg de carne de vitela
1 colher (sopa) de banha de porco
1/2 xícara (chá) de conhaque
2 cebolas
1 maço de cheiro verde
sal e pimenta do reino
1 garrafa de vinho tinto
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
250 g de cogumelo fresco
2 colheres (sopa) de suco de limão.

Modo de fazer: Corte a carne em bifes pequenos e doure-os na banha. Escorra o excesso de gordura e junte o conhaque, raspando bem o fundo da panela, com uma colher de pau, para soltar a crosta que se formou. Acrescente a cebola picada, o amarrado de cheiro-verde, o sal e a pimenta-do-reino. Regue com o vinho, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, por 1 hora.
Retire os pedaços de carne e mantenha-os aquecidos. Misture a manteiga com a farinha e junte, aos poucos, no molho, mexendo bem.
Coloque novamente os pedaços de carne no molho e junte os cogumelos, limpos e regados com o suco de limão. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário