28 de dezembro de 2012

SOUFLÉ GRAND MARNIER

(Hoje é a última sexta feira do ano de 2012.
Às vezes eu tenho a tentação de chorar as coisas perdidas, mas eu acho que os tesouros que você deixou para mim, são um milhão de vezes maiores que as perdas. Eu agradeço, então, pelos momentos de alegria e doçura, eu agradeço pelos sonhos que eu vivi e pelos universos que eu construí com você. Muito obrigado! Feliz 2013!
Que o mesmo Deus que cruzou os nossos caminhos, protejam você e faça de você alguém muito feliz.)

Eu estarei aqui, como uma feiticeira, em minha cozinha! A minha cozinha, a mais sonhadora das cozinhas, é um território livre, onde você sempre será bevindo
Vamos cozinhar? Mais um clássico da cozinha francesa! 
Um sobremesa quente que rende 6 porções! Se você estiver no Brasil, vai ficar arrepiado ao pensar em sobremesa quente no verão. Mas você pode estar em lugar frio. Eu divido o calor do verão brasileiro com você. ...risos...


Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de leite fervendo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 envelope de açúcar vanile
3 gemas
1/2 xícara (chá) de licor grand marnier
3 claras
Manteiga para untar
Açúcar para polvilhar
2 biscoitos champanhe moídos e umedecidos no licor grand marnier

Modo de fazer:  Leve a manteiga ao fogo e, quando derreter, junte a farinha de uma só vez. Retire a panela do fogo e mexa bem, para misturar sem cozinhar a farinha. Volte a panela ao fogo baixo, misture o leite fervendo, o açúcar e o açúcar vanile e despeje na panela, mexendo até obter uma massa homogênea. Retire da panela novamente, junte uma gema por vez, mexendo a cada adição e até que esteja bem incorporada à massa. Acrescente o licor e misture bem. Bata as claras em neve bem firmes e adicione delicadamente à massa. Unte fartamente um forma própria para soufle com 16 cm de diâmetro e polvilhe com açúcar. Despeje a metade da massa  e espalhe os biscoitos umedecidos com o licor e cubra com o restante da massa. Prenda na borda da forma, uma tira de papel alumínio, para aumentar a altura da forma em 3 cm. Leve ao forno médio, a 175ºC por 20 minutos. Depois de assado, retire o papel e sirva na própria forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário