6 de agosto de 2012

PERAS ENCAPADAS

(O teu sorriso é contagiante e contagioso, é lindo e luminoso. Eu ando até desconfiada, que é o teu sorriso que acorda o sol e faz o dia nascer...)

E nós, que sempre rodamos pelas cozinha do mundo, hoje vamos para o pomar (ou para a feira) buscar as peras para fazer este saudável e deliciosa sobremesa

Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
200 g de manteiga
2 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
8 peras grandes e maduras
100 g de uvas passas sem sementes 2 colheres (sopa) de rum
manteiga para rechear

Modo de fazer: Peneire a farinha de trigo, faça uma cova no meio e coloque a manteiga, 1 ovo, o açúcar e o sal. Comece a misturar com a ponta dos dedos (para não aquecer os ingredientes) e vá, aos poucos, juntando água fria (cerca de 1 colher sopa), até obter uma massa macia, mas não mole. Deixe descansar por 1 hora em lugar bem fresco.
Coloque as uvas passas de molho no rum. Descasque as peras, deixando o cabinho. Retire as sementes, por baixo (lado oposto ao cabo), com a ajuda de uma faquinha bem afiada. Recheie a cavidade com as uvas passas umedecidas no rum e tampe a cavidade com um pouco de manteiga. Abra a massa com 3 milímetro de espessura, dando uma forma quadrada, para ser recortada em oito quadradinhos de 12 cm de lado. Envolva as peras na massa, uma por uma, puxando as pontas e prendendo perto dos cabinhos. Recubra e faça o acabamento com uma pequena rodela de massa. Pincele com o ovo batido. Asse me forno quente (200ºC), por mais de 30 minutos. Tome cuidado para não queimar. Sirva as peras mornas, acompanhadas de chantilly ou sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário