17 de maio de 2013

ESPETINHO DE LOMBO DE PORCO COM CREME DE GRÃO DE BICO

Como se fosse o coração de um servo,
de um poderoso deus, ou de um menino,
o meu coração, eu sempre observo,
bate mais forte quando ouve um sino!

Como ave encantada, esperando no ninho,
eu sonho com você, e em plena madrugada,
eu ouço, em minha mente, o som de um sininho,
e este som distante, me faz sentir amada...



Um vento frio agita a noite. Uma lua crescente, debate-se, em um mar de revoltas nuvens, no céu. Este tumultuado cenário, transforma a minha cozinha num morno refúgio. A sugestão de hoje, é um poema de sabores que se seduzem e se complementam. O molho, temperado com tahine, uma pasta de gergelim, dá um calor ao prato. Lindo e sedutor, este prato se torna uma evento, quando saboreado em boa companhia e  de um jovem e fresco Sauvign blanc. Pegue o teu avental e siga-me! Dê-me o prazer da tua companhia....

Ingredientes
500 g de lombo de porco
300 g de grãos-de-bico
150 g de bacon em uma só fatia
2 dentes de alho
100 g de tahine
100 ml de suco de limão
folhas de sálvia
páprica doce
azeite de oliva extravirgem
sal
pimenta do reino preta

Modo de fazer: Deixe o grão-de-bico de molho, por 24 horas, em 2.5 l de água e descarte os grãos que subirem à tona. Cozinhe em água quente por 3 horas ou cozinhe em panela de pressão, até ficar bem suave.
Descasque  e pique os dentes de alho, corte o lombo e o bacon em cubos pequenos. Quando os grãos-de-bico estiverem cozidos, escorra e bata no liquidificador, com o suco de limão, 100 ml de azeite, o alho e o tahine. Ajuste o sal e a pimenta, bata tudo no liquidificador e dilua com água, até obter um creme, acrescentando uma pitada de páprica. Monte os espetinhos, alternando em um espeto de madeira, cubinhos lombo e de bacon, separados pelas folhas de sálvia, lavadas e secas. Coloque os espetinhos sobre uma grelha bem quente e asse-os por 15 minutos, ou até ficarem bem tostados. Sirva os espetinhos em pratos individuais decorados com o molho, acompanhados com uma cumbuca com o molho à parte, temperado com um fio de azeite e uma pitada de páprica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário