30 de julho de 2012

BENEDICTINE


(Enquanto as palavras vão fechando os elos,
vão amarrando os laços, interligando os versos,
o meu amor cria mundos paralelos,
transforma sonhos, em novos universos...) 


Eu, que sempre deixo recadinhos pendurados na lua,  hoje estou fazendo um sanduíche  de pão com poesia. Vamos para a cozinha?


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
Recheio
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
rum
1 xícara (chá) de amêndoa moída
1 xícara (chá) de açúcar
5 ovos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fécula de batata
2 colheres de sopa de manteiga
Glacê
4 colheres (sopa) de geleia de pêssegos
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de rum

Modo de fazer: Prepare a massa, peneirando a farinha de trigo sobre o mármore, faça uma cova no centro e ponha dentro a manteiga, o açúcar, o sal e o ovo. Misture todos os ingredientes, mexendo a farinha aos poucos, sem trabalhar muito a massa, apenas virando-a sobre o mármore e pressionando a com a palma da mão. Abra 1/3 da massa em formato de disco, recortando-a como se fosse uma tampa. Coloque sobre o papel manteiga e deixe repousar. Abra a massa restante e forre com ela o fundo e os lados de uma forma alta com 22 cm de diâmetro. Ponha na geladeira para repousar até o momento de assar.
Para fazer o recheio, pique as frutas cristalizadas e deixe macerar com 3 colheres de sopa de rum. Bata a amêndoa com o açúcar, 2 ovos inteiros e 3 gemas, até clarear, polvilhe por cima, a farinha de trigo e a fécula de batata e misture bem. Acrescente 3 claras em neve e as frutas cristalizadas, mexendo levemente e adicione, por último, a manteiga derretida em banho maria, mas já fria. Retire a massa da geladeira, recheie e cubra com a tampa, apertando bem as bordas com os dedos enfarinhados. Assem em forno quente (200ºC) por 15 minutos e termine de assar em forno médio, 180ºC, por 1 hora. Retire, deixe amornar e desenforme.. Aqueça os ingredientes do glacê, juntando 2 colheres (sopa) de água, para espalhar com facilidade. Cubra o doce inteiramente com o glacê;

Nenhum comentário:

Postar um comentário