18 de março de 2013

QUEIJO CONVENTUAL

Eu já não sei se me eu encontrei ou me perdi,
Se eu sou o abismo ou o um lugar seguro,
Se eu fui embora ou eu fiquei aqui,
Se eu sou a luz ou eu sou somente o escuro...

Eu não sei se seu sou o luar ou eu sou a lua,
Mas tudo fica claro, de repente:
você é o meu amor e eu sou tua,
porque a minha alma diz e o corpo sente....

Mais uma vez, estamos visitando a divina cozinha portuguesa, sempre muito dourada com as gemas e apaixonante pelo sabor. Esta é uma maravilhosa receita conventual, um presente de Margarida Pinto, para os apaixonados pelos santos doces portugueses. Vamos para a cozinha, porque eu estou cheia de saudades....

Ingredientes
Para a massa:
400 g de amêndoas, sem pele,
400 g. de açúcar em pó,
8 claras de ovos,

Para os ovos moles:
250 g. de açúcar,
12 gemas de ovos,
250 ml de água,
1 pau de canela,

Modo de fazer: Processe as amêndoas, até se tornar uma farinha, adicione o açúcar de confeiteiro e as claras.Trabalhe estes ingredientes com as mãos até obter uma pasta moldável e reserve.
Junte a água e o açúcar e deixe ferver, até ganhar ponto de pérola (quando se formam umas bolinhas nas pontas dos fios que correm da colher mergulhada na calda). Depois de esfriar, ligeiramente, fora do fogo, junte as gemas, em fio, ligeiramente batidas e passadas por um coador. Leve de novo ao fogo brando e, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar. Monte o queijo, preparando a tampa da casca, com um terço da massa de claras. Com a massa restante, faça uma bola, e coloque-a na mesa da cozinha, polvilhada de açúcar. Com os dedos molhados em clara de ovo, abra um buraco na bola de massa, e vá alargando o buraco e afinando as paredes, até formar uma concha redonda, do formato de um queijo, com as paredes com cerca de 0,5 cm de espessura. Recheie o esta forma, com ovos moles. Com o auxílio de uma faca molhada em claras de ovos, cubra o recheio com a tampa de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário